Vida Urbana

Paraíba descarta mais 24 casos suspeitos de coronavírus e segue com 114 em investigação, diz SES

Primeiro caso foi confirmado nesta quarta-feira (18).




Foto: divulgação

Mais 24 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) foram descartados na Paraíba na noite desta quinta-feira (19). Conforme este último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado segue, até o momento, com 155 notificações registradas, sendo delas 114 ainda em investigação (exames coletados aguardando resultado). A Paraíba possui apenas um caso confirmado de Covid-19.

O perfil dos pacientes descartados para Coronavírus não foram divulgados. A SES explicou que, como o sistema de Informação do Ministério da Saúde está em manutenção, não é possível disponibilizar detalhes das notificações como, por exemplo, as cidades dos casos notificados.

Ainda de acordo com a SES, todos os pacientes que se enquadram na definição de caso estabelecidos pelo Ministério da Saúde são notificados e submetidos a exames de teste. O Material coletado é encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará que faz a análise do material. Porém, o resultado não muda a conduta clínica para tratamento. Sendo importante manter o isolamento domiciliar mediante inicio de sintomas.

O que fazer se apresentar sintomas

 

Conforme a SES, hospital deve ser buscado apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves do novo coronavírus, como falta de ar. A população que tiver acesso a rede de saúde privada pode recorrer à clínicas particulares e consultórios, e o médico responsável notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito.

Em João Pessoa, pacientes com sintomas avançados podem procurar as Unidades básica de saúde na família (UBSF), Unidades de pronto atendimento (UPA), além de emergências de hospitais públicos e privados, além do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, localizado na rua Estér Borges Bastos, S/N, no bairro Jaguaribe, que é hospital referência.

Já em Campina Grande, os pacientes com sintomas avançados podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adhemar Dantas, localizada na avenida Santa Cruz, S/N, no bairro Dinamérica. Telefone: (83) 3310-9800; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alto Branco, localizada na avenida Manoel Tavares, S/N, no bairro Alto Branco. Telefone: (83) 3341-2079; além da unidade referência, o Hospital Pedro I, localizado na rua Dom Pedro I, 605, no bairro São José. Telefone: 3310-6388.

Além disso, os órgãos disponibilizam os seguintes números para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus:

Governo do Estado:

  • (83) 99146-9790
  • (83) 99146-9250
  • (83) 99147-0810

Prefeitura Municipal de João Pessoa é:

  • (83) 3218-9214

Prefeitura Municipal de Campina Grande:

  • (83) 3315-5139


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.