Vida Urbana

Pane em banda larga deixa usuários sem internet por 5 horas

Serviço foi reestabelecido às 16 horas. Procon recebeu reclamações de usuários e vai notificar empresa que tem dez dias para justificar a interrupção sem aviso.




Várias cidades da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas ficaram sem acesso à internet por mais de cinco horas nesta segunda-feira (12). O motivo, segundo a GVT,  foi um duplo rompimento de dois cabos de transmissão de longa distância entre Recife (PE)/Salvador (BA) e Recife(PE)/Fortaleza(CE). Por causa do incidente, o serviço ficou interrompido entre as 10h30 e as 16h.

Os rompimentos dos cabos causaram instabilidades nos serviços de banda larga das cidades de Recife (PE), Caruaru(PE), Gravatá(PE), Vitória de Santo Antão(PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Paulista (PE),  Maceió (AL) e Aracaju (SE), Em algumas, a internet caiu completamente, em outras foi registradas instabilidade.

O Procon-JP recebeu reclamações de consumidores durante o período e, segundo o órgão, a empresa será notificada sobre o problema.  "A GVT tem dez dias para apresentar uma justificativa para a interrupção nos serviços sem avisar aos usuários sobre o motivo", disse o secretário adjunto do do Procon-JP, Marcos Santos.

Se a empresa não apresentar qualquer justificativa ou ela não seja plausível, uma multa poderá ser aplicada. "A multa varia de acordo com a extensão do problema e, dependendo do caso, pode ser entre R$ 700,00 e R$ 3 milhões", afirmou Marcos.

Rodrigo Reül, gerente do Procon de Campina Grande, explicou que o órgão vai ajuizar uma ação de reparação de danos morais coletiva no Ministério Público do Estado. "Como o prejuízo foi para vários usuários, vamos fazer o procedimento de forma que todas as pessoas lesadas possam ser ressarcidas", explicou Rodrigo.

Em Comunicado, a GVT informou que assim que foram identificados os rompimentos, equipes técnicas foram deslocadas para os devidos reparos. A previsão, segundo a empresa é que os serviços sejam completamente normalizados até o início da noite de hoje.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.