Vida Urbana

Ônibus voltam a circular em João Pessoa sem registro de aglomeração pela Semob

Equipes de fiscalização estiveram nos terminais de integração para acompanhar volta.




Foto: divulgação/Secom-JP

O sistema de transporte coletivo de João Pessoa voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (6) sem apresentar lotação, segundo balanço da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Desde às 6h, um total de 40 linhas estão cumprindo rota com o objetivo de garantir o transporte da população que trabalha em serviços essenciais ou em setores da economia que já foram autorizados a funcionar.

Segundo a Semob, as primeiras horas da retomada do transporte foram de tranquilidade. Apesar do horário de pico no início da manhã, pontos chaves como o Terminal de Integração do Varadouro , as plataformas do Parque da Lagoa e o Terminal de Integração de Passageiros do Valentina não apresentaram excesso de passageiros. Os ônibus também não registraram lotação, a maioria deles circulando apenas com passageiros sentados.

A circulação dos ônibus ocorre, nesta primeira fase, de segunda à sábado, com saída dos terminais das 6h às 19h, sendo permitida a circulação apenas com passageiros sentados e 12 em pé. Não haverá circulação nos domingos e feriados e a integração temporal passará de 40 para 80 minutos, com o objetivo de evitar aglomerações. Todos os passageiros obrigatoriamente precisam usar máscara e as empresas precisam disponibilizar álcool em gel perto das catracas.

Algumas das linhas que retornam terão seu itinerário ajustado para cobrir outras regiões da cidade. Clique aqui para saber mais sobre quais delas estarão em atividade, as mudanças de itinerário e as alternativas sugeridas.

 

Fiscalização

 

Neste primeiro dia, equipes da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) estão espalhados pelos terminais abordando usuários para que possam se conscientizar sobre o distanciamento ideal, o uso de máscaras e repassar informações sobre as linhas.

Além disso, fiscais da Seção de Fiscalização de Transportes Públicos (SEFTP) farão trabalho itinerário conferindo a higienização e sinalização dos terminais de responsabilidade das empresas, assim como a correta ocupação dos ônibus. Os veículos podem circular com todos os assentos ocupados e mais 12 passageiros em pé posicionados de acordo com marcações internas.

A orientação da Semob-JP é que o pagamento das passagens seja feito por meio do cartão Passe Legal, reduzindo o contato entre passageiros e trabalhadores. Para facilitar o acesso, os cartões estão sendo entregues gratuitamente nos guichês do TIV ou podem ser solicitados online por meio do WhatsApp 99986-0045. Para desestimular a procura pelos terminais, o tempo para realização da integração temporal foi ampliado.

Foto: divulgação/Secom-JP

 

Preparação

 

Para trazer mais segurança sanitária no retorno, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garantiu a sanitização de terminais de integração, assim como uma sinalização especial nos pisos para orientar o distanciamento adequado entre as pessoas.

A Semob-JP aplicou sinalização horizontal nas plataformas de embarque do TIV e do Parque da Lagoa, dimensionando o espaço entre os passageiros e apontando os locais de permanência. Alguns assentos receberam placas com orientação para que não sejam utilizados. O terminal ainda recebeu pias portáteis para facilitar a higienização das mãos e placas que incentivam o uso de máscara e o distanciamento.

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.