Vida Urbana

Número de casos de Covid-19 na Paraíba aumentou mais de 12 vezes de abril para maio

Maio bateu recorde de casos, mortes e aumento de municípios atingidos pelo novo coronavírus.




 

Foto: Ethan Miller / Getty Images via AFP

No mês de maio, quantidade de casos de Covid-19 na Paraíba deu o maior salto em um mês desde o início da pandemia. Para se ter uma ideia, o número de notificações registradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no dia 30 de abril estava em 926, e até este sábado (30), o estado contabiliza 12.862 casos. Dessa forma, pode-se dizer que a quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Paraíba aumentou mais de 12 vezes, o que representa um acréscimo de 1.288% nos casos em apenas um mês.

Desde o dia 18 de março, quando a Paraíba teve o primeiro caso de Covid-19 confirmado pela SES, o estado tem apresentado um aumento contínuo de infecções. O pico da curva de contágio, ou seja, o dia em que o maior número notificações foi registrado em 24 horas até o momento, também ocorreu no mês de maio, na última quarta-feira (27), quando foram notificados 1.290 novos casos. O mês de maio também teve o dia com mais notificações de óbitos por Covid-19 na Paraíba, registrado na última quinta-feira (28), quando mais 20 vítimas foram contabilizadas em apenas 24 horas.

A quantidade de mortes causadas pela Covid-19 também registrou um aumento considerável. Em 30 de abril, a Paraíba contabilizava 67 mortes, agora, em 30 de maio, o estado possui 346 óbitos em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. A novas 279 mortes contabilizadas durante o último mês equivalem a um aumento de 416% na quantidade de vítimas da Covid-19 no estado.

O estado também registrou aumento na quantidade de municípios com pelo menos um registro de infecção pelo novo coronavírus. Em abril, a quantidade de cidades com casos chegou em 67, enquanto agora, trinta dias depois, 193 cidades da Paraíba possuem casos da doença, o que equivale a quase 86% do total de cidades do estado. A quantidade de mortes por município também cresceu, passando de 19, até 5 de maio, para 28 cidades com mortes pela Covid-19, até este dia 30.

Fonte: SES-PB

Também há um mês atrás, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) previstos no Plano de Contingência para Coronavírus da SES, estava em 40%. O índice de ocupação desses leitos oscila diariamente, e ficou em 77% no sábado (30). Na Grande João Pessoa, a ocupação já chega a 93%, e em Campina Grande, 91%.

Na contramão do pico da pandemia, a Paraíba também apresentou um aumento na quantidade de pessoas que contraíram a Covid-19 e conseguiram se recuperar. Passou de 156 para 2.472 a quantidade de recuperados. Autoridades de saúde condicionam o aumento do número de pessoas recuperadas da Covid-19 ao cumprimento do isolamento social. Este, infelizmente, não passou de 54%, quando o recomendado é que fique em 70%, mesmo com o endurecimento de medidas à circulação de pessoas restritivas em todo o estado.

 

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira* 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.