Vida Urbana

Nova Acadepol será construída em terreno na PB-008

Projeto teve que ser alterado, pois Sudema não autorizou que o prédio fosse erguido no Geisel.




A Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) está em construção em terreno localizado às margens da PB-008, nas proximidades da Estação Experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A (Emepa), em João Pessoa. Máquinas começaram ontem a limpeza da área e removeram a vegetação que havia no local. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, através da assessoria.

Diferentemente do que foi acertado no segundo semestre do ano passado, entre governo do Estado e a Futura Administração de Imóveis Ltda., quando houve a permuta do terreno da atual Acadepol, no bairro de Mangabeira na capital, por outro no bairro do Geisel que deveria ser utilizado para construção de novo equipamento, a Acadepol não será mais erguida no Geisel.
A mudança no projeto original foi explicado pelo diretor da Academia de Ensino de Polícia (AEP), Bergson Vasconcelos.

Segundo o diretor da Academia, o terreno do bairro do Geisel não é adequado para a construção, pois encontra-se em zona urbana. Assim, é incompatível, por exemplo, com um estande de tiro. Além disso, ressalta Vasconcelos, através da assessoria, a decisão sobre a mudança foi da própria Polícia Civil, uma decisão técnica, que resultou na escolha do terreno na PB-008, em região não habitada, para a construção da nova Academia.

A secretária de Estado da Comunicação e ex-superintendente de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Tatiana Domiciano, confirmou que técnicos da Sudema não autorizaram a construção da Acadepol no terreno do Geisel. “A equipe técnica da Sudema verificou que o terreno do Geisel não poderia ter supressão de mata atlântica e alertou a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), para que explicasse ao governo o problema e a necessidade de procurar outra área”, afirmou. Acrescentando que devido à mudança de pasta na semana passada, quando deixou a Sudema para ocupar a Secretaria de Comunicação, não acompanhou o desfecho do caso.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.