Vida Urbana

Mutirão para emissão gratuita de documentos gera aglomeração em João Pessoa

No primeiro dia do atendimento, a procura foi acima do esperado pelo governo.




Foto: reprodução/TV Cabo Branco

Uma multidão se aglomerou na frente do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 6h desta segunda-feira (21), para aguardar o início da distribuição das senhas de atendimento para o mutirão para emissão gratuita de documentos. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Programa Cidadão, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo com os portões fechados e com a limitação do número de atendimento diárias, as pessoas que foram ao local preferiram aguardar a abertura do espaço para tentar garantir uma ficha. Os portões foram aberto às 7h30 e a aglomeração foi transferida para a entrada de acesso pelo estacionamento do Espaço Cultural, próximo ao local de atendimento. No espaço, havia cadeiras com distanciamento social para o atendimento, mas em número inferior à demanda que surgiu para tentar uma vaga.

Os atendimentos devem acontecer das 8h às 13h, até o dia 2 de outubro, e são limitadas a 150 por dia. O secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, no entanto, não descartou a possibilidade aumentar a capacidade de atendimento nesta segunda-feira e de estender o prazo do mutirão para além de 2 de outubro diante da demanda represada que surgiu.

 

Programa Cidadão

 

Durante o mutirão da cidadania, a população poderá ter acesso aos seguintes serviços:

Emissão de RG (1º e 2º vias);
Emissão de CPF (1º e 2º vias);
Carteira de Trabalho Digital;
Foto 3×4 (para os documentos).

Para efetivar a emissão dos documentos, os interessados devem apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento originais. Só serão aceitas cópias se autenticadas em cartório.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, protocolos sanitários serão postos em prática, e a população deve comparecer ao Espaço Cultural de máscara. A organização prevê a realização de 150 atendimentos diários.


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