Vida Urbana

Motorista invade área de preservação ambiental

Crime aconteceu na madrugada deste domingo. Proprietário pode pagar até R$ 100.000,00 de multa.




Neste domingo (13) a Polícia Ambiental junto com o Ibama receberam uma denúncia de que um veículo, uma caminhonete Nissan Frontier, havia invadido e atolado na praia de Intermares, próximo à ONG Guajiru, uma área de preservação de ninhos de tartarugas marinhas.

O proprietário do veículo foi identificado e o carro apreendido pelo Ibama. De acordo com o Capitão Bruno da Polícia Ambiental ele deve responder na justiça por crime ambiental, por ter infringido a lei de unidade de conservação, relacionada a resguardar áreas de preservação permanente e também a lei de zoneamento costeiro que determina o acesso pelas areias da praia apenas para veículos autorizados. A multa pode chegar até R$100.000,00.

A presidente da ong Guajiru, Rita Mascarenhas, que estuda e protege as tartarugas marinhas, classificou o ocorrido como  um "ato de vandalismo e desrespeito às leis ambientais." Embora não tenha sido confirmado nenhum dano aos ninhos, ela alertou para a possibilidade de desequilibrio do ecossistema e exposição não apenas dos ninhos como de outras espécies.

O fato também chamou atenção porque, apesar de proibido, o tráfego de veículos pela areia da praia continua acontecendo na Grande João Pessoa. O que coloca em risco não só ninhos de tartaruga e outras espécies animais locais como a vida de banhistas e pessoas que frequentam a praia.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.