Vida Urbana

Momento de revisar os conteúdos já estudados

Professores orientam os candidatos a não estudarem mais assuntos que novos, mas revisar o conteúdo e treinar a escrita.




Docentes alertam que, neste momento, para quem vai fazer prova do Processo Seletivo Seriado 2013 (PSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não adianta investir em novos conteúdos, apenas revisar o que já foi estudado. “De nada vai adiantar se o aluno tentar decorar ou estudar assuntos que ele não aprendeu durante o período de preparação para o vestibular. Ele deve investir nos conteúdos que já sabe, treinar bastante a escrita, já que a Redação será decisiva nesta fase, exercitar conteúdos de exatas e trabalhar as deficiências nessa área, além de fortalecer os conteúdos fortes. Agora não dá para recuperar o tempo perdido, isso só vai aumentar o nível de estresse do candidato, além do nervosismo, que atrapalha na hora da prova, portanto, ele deve manter a tranquilidade e descansar”, disse o professor de História e Atualidades do Interactivo Colégio e Curso, Márcio Lima.

A aluna do terceiro ano Milenna Costa, dedica a maior parte do tempo aos estudos e passou a tarde de ontem revisando os conteúdos para a prova que fará amanhã. “Primeiro estou revisando os assuntos das disciplinas de amanhã. Depois da prova, vou descansar um pouco e revisar alguns conteúdos para as provas de segunda-feira. Estou confiante, pois estudei o ano todo para este vestibular, mas, querendo ou não, o nervosismo vai surgindo conforme vai se aproximando a hora da prova. Mas tem que se concentrar para não atrapalhar o desempenho”, relatou.

Segundo o docente Márcio Lima, é importante atentar para os assuntos relacionadas as questões ambientais, desenvolvimento e progresso, além das consideradas minorias (negros, mulheres, etc.), principalmente na prova de redação, que pode ter um desses aspectos abordados. “O Ministério da Educação (MEC) e a Coperve não costumam trabalhar com o óbvio, mas o que trabalhamos no decorrer do ano com os alunos foram as questões ambientais, desenvolvimento e progressos, assim como as minorias, podem ser tocados na Redação, mesmo que não sejam colocadas como foco principal”, afirmou.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.