Vida Urbana

Mangabeira comemora o 26º aniversário na quinta-feira

Bairro mais populoso da cidade comemora aniversário com festa. Moradores terão parabéns e bolo de quinze metros de comprimento a partir das 8h da quinta-feira (23).



Secom-PMJP
Secom-PMJP
Bairro já é bairro mais populoso da Capital.

Allyson Bernardo, do Jornal da Paraíba

Na quinta-feira (23), o bairro de Mangabeira chega ao seu 26º aniversário ainda maior e mais desenvolvido. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano 2000, a localidade possui cerca de 67 mil habitantes. Contudo, de acordo com os próprios moradores, esse número já ultrapassa a marca dos 100 mil.

Entre o índice oficial e o defendido pela comunidade, se encontra a certeza de que o bairro é o mais populoso da cidade. Unindo-se a esta realidade, Mangabeira ainda se fortalece como uma das áreas mais importantes da capital devido, entre outros fatores, ao forte e diversificado comércio local.

Mesmo com tantos motivos para comemorar, a programação alusiva à data festiva também contará com um seminário, para apontar os principais problemas que o bairro enfrenta atualmente. O debate dará origem a um documento que deverá servir como base para futuros reparos no bairro.

Muito da história de Mangabeira é preservada através de relatos de antigos moradores, a exemplo do comerciante Ivaldo Antônio, de 58 anos. Residindo na localidade desde sua criação, em 1983, ele lembra com precisão das mudanças que viu acontecer no lugar.

“Quando cheguei aqui, as construções estavam começando. O movimento de pessoas era pequeno, o comércio ainda não era tão forte. Onde hoje funciona o Mercado Público, por exemplo, era um grande terreno baldio, bastante escuro à noite. Passava por ele, todos os dias, para ir à escola”, recordou.

Hoje, o comerciante possui uma mercearia nas dependências do mercado, e segue repleto de expectativa para o futuro do lugar. “Acho que o bairro precisa de investimentos para melhorar e crescer sempre. Sou muito feliz aqui, mas acho que muita coisa está por vir para melhorar ainda mais”, contou.

Porém, a admiração pelo bairro não se limita aos que vivem nele. Maria Alice dos Santos, de 58 anos, que há 9 dirige uma escola pública em Mangabeira, confessa ser defensora e admiradora do lugar.

“Este bairro representa minha vida, meu cotidiano. Todas as minhas pendências são resolvidas aqui mesmo. Em Mangabeira, encontramos tudo o que precisamos e chego a estranhar quando tenho que ir ao Centro da cidade para resolver algo”, disse. Contudo, ela só diz sentir falta de mais investimentos na cultura do bairro. “Este lugar é um verdadeiro celeiro de cultura, de talento. Os jovens daqui precisam de um espaço para potencializar tudo isso”.

Ao completar 26 anos, Mangabeira está se preparando para novas mudanças. No próximo mês de julho, por exemplo, a avenida principal do bairro, a Josefa Taveira, deverá se tornar mão única. Atualmente, a via apresenta um tráfego de aproximadamente 30 mil veículos por dia, segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). Além disso, ela concentra quase todo o comércio do bairro.

Diante desta realidade, a mudança já começou a dividir opiniões de comerciantes e moradores. No entanto, junto com a alteração no sentido do tráfego, outros projetos já vêm sendo desevolvidos. Um deles é a construção de um shopping popular e as obras de drenagem e pavimentação do conjunto habitacional Cidade Verde. Também continua em andamento as discussões para a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na localidade.

Festejos começam às 8h

Para festejar estas conquistas, o aniversário de Mangabeira será lembrado através de uma programação desenvolvida por diferentes lideranças comunitárias. As atividades começaram nesta quarta-feira (22) com um seminário para discutir os principais problemas do bairro.

Já amanhã, quando a comunidade comemora o aniversário do bairro, será realizado um café da manhã ao lado do Mercado Público, a partir das 8h. No evento, será servido aos moradores um bolo de mais de quinze metros de comprimento, e um grupo de forró pé-de-serra irá animar os presentes.

O governador José Maranhão deverá marcar presença na solenidade. Na sexta-feira, a programação festiva será encerrada com shows musicais.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.