Vida Urbana

Mais de 25,6 mil estão aptos à 2ª fase do PSS-2013

Relação dos candidatos aprovados na primeira etapa do PSS-2013 da UFPB, foi divulgado nesta terça-feira (8).



Francisco França
Francisco França
Alterações no cronograma das provas pode ter motivado grande número de faltosos, disse presidente da Coperve

Mais de 25,6 mil candidatos estão aptos a participar da segunda fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2013 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A relação dos aprovados na primeira etapa, que compreende as provas referentes a 1ª e 2ª séries (PSS1 e 2), foi divulgada ontem e pode ser consultada no endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), responsável pelo exame. As notas individuais obtidas pelos candidatos também estão disponíveis no site.

O PSS 2013 contou com 43.358 inscritos. Desse total, 17.665 candidatos foram eliminados na primeira fase da seleção, cujas provas foram aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro do ano passado. Segundo levantamento da Coperve, 88 inscritos ficaram de fora do PSS por portarem aparelho eletrônico, a exemplo de celulares, durante a realização dos exames. Outros 7.479 não alcançaram a pontuação mínima exigida (acertar ao menos 15% das questões) nas três áreas de conhecimento abordados pelo exame. Contudo, o motivo que mais eliminou candidatos, um total de 9.718, foi a abstenção.

Para o presidente da Coperve, professor João Batista Correia Lins, o aumento da quantidade de faltosos às provas foi motivada pela alteração do cronograma do PSS. “A quantidade de candidatos eliminados na primeira fase superou o número registrado no ano passado, que ficou em 5.279 inscritos, mas o fator que resultou no aumento de candidatos eliminados foi a mudança na data das provas que mais que dobrou em relação à edição anterior”, explicou João Lins.

Em se tratando da pontuação obtida pelos candidatos na primeira fase do vestibular, as maiores médias alcançadas foram para os cursos de Medicina (720.1 pontos); Engenharia Civil (718.2); Direito (715) e Ciência da Computação (710.4). Já as notas mais baixas foram nos cursos de Administração (293); Fisioterapia (310.9); Letras, licenciatura em Francês no turno da manhã (313.5); Pedagogia no turno da noite (314.3).

Os 25.693 alunos que seguem na disputa por uma vaga para a UFPB fazem as provas da segunda etapa nos próximos dias 20 e 21. No primeiro dia de prova, eles vão responder a questões sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e de Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola além de produção de redação. Já no segundo dia, os estudantes fazem prova de Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.

A partir das 18h de amanhã, no site da Comissão, eles poderão conferir as informações sobre local de prova da segunda fase do PSS 2013. Já na próxima sexta-feira, às 18h, também no mesmo local, cada candidato poderá verificar as folhas de resposta, com base nas quais foi efetuada a correção por processo eletrônico e foram obtidos os resultados individuais.

RESULTADO DO PS
Para o Processo Seletivo (PS) para os cursos de Música, Teatro, Artes Visuais, Tradução e Dança foram aprovados 306 candidatos. Foram eliminados 254 alunos. Eles farão prova de conhecimento específico entre os dias 17 e 18 de janeiro e prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e de Redação no dia 20. Para os cursos sequenciais em Música os 75 estudantes aprovados farão prova de Língua Portuguesa no dia 20 e de conhecimento específico nos dias 21 e 22 próximo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.