Vida Urbana

Mais de 100 pescadores participam de corrida de canoas em Bayeux

Competição acontece todos os anos às margens do rio Sanhauá e conta com duas modalidades: a motor e a remo.



Francisco França
Francisco França

Pescadores se reuniram na manhã deste sábado (25) em Bayeux, município da Região Metropolitana de João Pessoa, para disputar o primeiro lugar na 8ª Corrida de Canoas, realizada pela Prefeitura Municipal. Ao todo, foram 100 competidores, divididos entre 50 barcos, dentre os quais pela primeira vez estavam oito mulheres, que concorreram em uma categoria específica.

A competição, que de acordo com a organização reuniu um público de aproximadamente mil espectadores, acontece todos os anos às margens do rio Sanhauá e conta com duas modalidades: a motor e a remo. As corridas tiveram início por volta das 9h30 com os homens da categoria a remo, seguido pelas mulheres na mesma categoria e finalizando com os homens competindo na categoria motor.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente do município, Edielson Gonçalo, a Corrida de Canas é um dos eventos mais tradicionais da cidade e tem o objetivo de reavivar a cultura da cidade. “Essa é uma maneira de resgatar nossa cultura e valorizar o meio ambiente da nossa cidade, que é tão rico”, comentou, destacando que outro objetivo da corrida é promover a integração dos pescadores e a conscientização da importância da preservação do manguezal.

A coordenadora da Secretaria do Meio Ambiente, Manuela de Lima, destacou a importância do incentivo à identidade dos pescadores e, nesse ano, às mulheres pescadoras também. “Essa comunidade já tem uma mobilização forte de pescadores, que trabalham pela revitalização do meio ambiente, então nós damos esse apoio e aproveitamos a oportunidade para lembrar que Bayeux é uma cidade cercada de recursos naturais, então é necessário que haja uma valorização”, complementou.

Os vencedores da competição foram premiados com medalhas, brindes, troféus e prêmios em dinheiro que foram de R$ 200 a R$ 800, sendo o maior prêmio para a categoria a remo.

Saiba Mais

A Corrida de Canoas de Bayeux teve início no ano de 1997, quando atraiu cerca de 50 pescadores que realizaram o percurso do Porto do Moinho até a antiga ponte Sanhauá. No ano seguinte, o percurso passou a ser do Porto do Capim, passando sob a ponte Sanhauá, indo em direção à nova ponte e chegando novamente à ponte Sanhauá, completando um percurso de oito quilômetros. A competição deixou de ser realizada no ano de 2001, sendo retomada em 2013 e chegando, este ano, à sua 8ª edição.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.