Vida Urbana

Liberado pagamento em dinheiro durante a noite nos ônibus de Campina Grande

Por recomendação do MPPB, a STTP suspendeu a medida que obrigava uso do cartão eletrônico.




Por recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e o Conselho Municipal de Transportes Públicos anunciaram nesta quarta-feira (20) a suspensão da medida que obrigava uso da cartão eletrônico para acesso aos ônibus de Campina Grande durante a noite. A nova regra entraria em vigor no mês de janeiro de 2018. O anúncio da suspensão foi feito por meio de uma nota conjunta.

Com a decisão, os ônibus vão continuar recebendo a passagem em dinheiro. A recomendação foi feita pelo promotor Sócrates Agra, titular da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, que chegou a ameaçou impetrar uma ação na Justiça contra a STTP, caso a medida entrasse em vigor. Todavia, uma audiência pública foi marcada para o dia 17 de janeiro para analisar a questão.

O superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, disse que o órgão se depara com duas situações: uma ação do Ministério Público do Trabalho que processou a STTP, proibindo que o os motoristas de ônibus passem troco; e a questão da Segurança Pública.

Ele vai propor ao Sitrans (Sindicato das empresas de ônibus) que permita que o cidadão entre no ônibus apresentando a identidade e com isso gerando um crédito que deve ser pago posteriormente quando ele entrar no Terminal de Integração.

Veja a nota

“A STTP e o Conselho Municipal de Transportes Públicos de Campina Grande comunicam que, em atenção às recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, fica suspensa a medida experimental de uso do cartão eletrônico para acesso ao transporte coletivo de Campina Grande, a partir das 20 horas do mês de janeiro de 2018. A suspensão visa permitir melhor avaliação da medida proposta até 17 de janeiro de 2018, quando haverá nova audiência pública na sede do MPPB em Campina Grande”.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.