Vida Urbana

Lei torna Troféu Gonzagão como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

Abre-alas do Maior São João do Mundo, a festa tem o apoio da Rede Paraíba.




Foto: Eloyna Alves

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), a lei que torna o “Troféu Gonzagão” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. A festa, considerada o abre-alas do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, é realizado pelo Instituto Intercultural Brasil (INbra), Prefeitura de Campina Grande e o Sebrae, com o apoio da Rede Paraíba de Comunicação.

A proposta, de autoria do deputado Chió (Rede), foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no último dia 23 de setembro, em sessão remota.

Criado em 2008 para homenagear a cultura nordestina, o evento ocorre todos os anos e já consta no calendário oficial de eventos da Paraíba sendo consagrado como um dos mais importantes eventos culturais da região. Excepcionalmente este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, ele não foi realizado e teve apenas um compacto dos melhores momentos dos anos anteriores exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

O evento leva o nome de Gonzagão, referência mais que merecida a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, responsável por apresentar a cultura nordestina para o Brasil, como o baião, o xaxado, o xote e forró pé-de-serra.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.