Vida Urbana

Lacen da Paraíba começa a realizar testes para o novo coronavírus

Resultado do exame que confirmou o terceiro caso de Covid-19 no estado já foi obtido após testagem no laboratório.




Após uma fase de qualificação e capacitação feita pelo Ministério da Saúde, os exames de testagem para o novo coronavírus começaram a ser realizados no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) nesta segunda-feira (23). De acordo com o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, o resultado que identificou o terceiro caso confirmado de Covid-19 no estado, divulgado na manhã desta terça-feira (24), já foi proveniente de testagem realizada no Lacen-PB.

Vinte e dois exames também foram feitos no laboratório, na segunda-feira, ainda de acordo com Geraldo Medeiros. Destes, 21 foram descartados e 1 confirmado, conforme o último boletim. Nesta terça-feira (24) outros 40 testes devem ser realizados no local, permitindo maior celeridade na emissão de resultados de exames e, consequentemente, mais agilidade na divulgação dos testes à população.

O preparo técnico da equipe para executar os estudos de amostragens no Lacen-PB foi de fundamentação importância para a realização de testes de Covid-19 no local, conforme destacou a diretora técnica do Lacen, Dalane Loudal. “A nossa equipe fez capacitação no Instituto Evandro Chagas, que é nossa referência e estamos habilitados, tanto que não precisaremos encaminhar amostras para contraprova. De agora em diante, vamos incorporar esses exames à nossa rotina e temos a capacidade de realizar até 48 testes por dia”, explicou.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), há um fluxo de atendimento contínuo para casos de pacientes com suspeitas do novo coronavírus. No entanto, a SES reforça que apenas em casos graves, ou seja, pacientes que apresentem sintomas como falta de ar, os hospitais devem ser procurados para que, assim, o médico responsável notifique a secretaria e faça a coleta para estes.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19

Um posto de coleta para testes de Covid-19 foi montado no Complexo Hospitalar Juliano Moreira, que fica na Av. Dom Pedro II, bairro da Torre, em João Pessoa. A unidade começou a funcionar na última quarta-feira (18), e apenas pessoas que atendam os critérios do Ministério da Saúde para casos suspeitos, e passem da triagem da secretaria, feita por telefonem devem procurá-lo.

Em João Pessoa, pacientes com sintomas avançados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), emergências de hospitais públicos e privados, além do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, que é o hospital referência, localizado no bairro Jaguaribe. Já em Campina Grande, os pacientes com sintomas avançados podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Alto Branco.

Além disso, os órgãos disponibilizam os seguintes números para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus:

Governo do Estado:

  • (83) 99146-9790
  • (83) 99146-9250
  • (83) 99147-0810

Prefeitura Municipal de João Pessoa:

  • (83) 3218-9214

Prefeitura Municipal de Campina Grande:

  • (83) 3315-5139

 

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.