Vida Urbana

João Pessoa realiza Parada do Orgulho LGBT neste domingo

Evento acontece a partir das 16h e terminará com vários shows em palco montado no Busto de Tamandaré.




No próximo domingo a partir das 16h (6) acontecerá na orla do Cabo Branco a 10ª Parada do Orgulho e da cidadania LGBT de João Pessoa. A parada reunirá lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e simpatizantes. A 10ª Parada do Orgulho LGBT de João Pessoa/2011 é uma realização do Movimento do Espírito Lilás – MEL, Associação das Travestis da Paraíba – ASTRAPA, do Grupo de Mulheres Maria Quitéria e co-realização do Fórum de Entidades LGBT da Paraíba, com o apoio do Ministério da Saúde, Governo da Paraíba, Secretaria de Estado da Saúde, Prefeitura de João Pessoa (FUNJOPE) e SEDES/DIPOP.

O evento contará com muita música eletrônica em trios elétricos com DJ’s que se concentrarão a partir das 16h na altura do balneário do Sesc Cabo Branco, e arrastará os participantes até um palco montado no Busto de Tamandaré, onde haverá animadas performances de drag queens, transformistas e shows da Bandas Brasis, Osorno, Diana Miranda, Malu Morena entre outros.

Com o tema “Por uma Paraíba livre da homofobia” – o movimento LGBT convida a sociedade e o Poder Público para uma reflexão diante da crescente onda de intolerância, que coloca a Paraíba em 1º lugar no ranking dos estados brasileiros com 20 assassinatos contra homossexuais só em 2011. “Somente através de um pensamento pacifista é que a gente conseguirá acabar com todas as desigualdades que existem hoje na sociedade, como a violência, a pobreza e a exclusão. É necessário ter uma compreensão que o combate à homofobia está inserido nesta pauta. Com esse evento a gente traz essa discussão pra sociedade: somos todos iguais perante a lei e toda forma de preconceito deve ser criminalizada", afirma Felipe dos Santos, secretário Executivo-Adjunto do Fórum LGBT/PB.

Haverá ainda distribuição de preservativos, materiais informativos sobre cidadania, além de dicas sobre prevenção contra o HIV/Aids, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Estima-se que mais de 70 mil de pessoas ajudarão a levar a bandeira do arco-íris em busca de respeito, dignidade e união. Esse, que é o terceiro maior evento da cidade, terá diversas atividades, como discursos de autoridades que falarão da luta contra a homofobia.

No trio da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB-PB, estarão presentes mães e parentes de vítimas de crimes homofóbicos, que levantam suas vozes contra o ódio e exigem o fim da discriminação e violência na Paraíba.

Dicas de segurança

A Comissão Organizadora da Parada orienta que as pessoas fiquem de olho nos seus pertences. O ideal é levar somente a quantia de dinheiro necessária e evitar andar com objetos de valor (joias, celular, câmera, relógio e etc.). E apenas a identidade, se possível, uma cópia autenticada.
 
XI Semana paraibana da Consciência LGBT

Começa nesta quinta-feira (3), a XI Semana paraibana da Consciência LGBT, que será realizada pelo Fórum de entidades LGBT da Paraíba no auditório da Faculdade de Direito na Praça João Pessoa. Evento vai até o sábado (5).

Na quinta-feira (3), às 19h, acontecerá uma mesa de abertura, que será composta pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL), Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), Associação das Travestis da Paraíba (ASTRAPA) e pela Comissão da Diversidade Sexual e Homoafetiva da OAB-PB. Às 20h, será proferida a palestra “Conquistas e Desafios da População LGBT” pelo Prof. Dr. Roberto Efrem (CCJ/UFPB) e, às 21h haverá um coquetel.

Na sexta-feira (4), às 9h acontecem a palestra “LGBT’s e Políticas Públicas: (in) Visibilidade Social, durante a tarde será exibido vídeos temáticos, as discussões em Grupos de Trabalho (saúde, segurança, direitos sociais, trabalho e Geração de renda) e apresentação do ‘Manual de Comunicação da ABGLT’ para imprensa. A semana encerra no sábado (5) com a plenária das entidades que compõem o Fórum LGBT da Paraíba.

Serviço
O quê: 10ª Parada do Orgulho e Cidadania LGBT
Quando: 6 de novembro (domingo)
Que horas: 16h (concentração)
Onde: Cabo Branco


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.