Vida Urbana

João Pessoa lidera o ranking de mortes no trânsito na PB

Na capital, número de mortes chegou a 226 em 2010, seguido por Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.



Francisco França
Francisco França
Trabalho educativo é desenvolvido, para conscientizar motoristas e pedestres da importância de obedecer à legislação

A capital paraibana, segundo o Mapa da Violência 2012, liderou os casos de mortes no trânsito em 2010, com o registro de 226 vítimas de acidentes. Na segunda colocação no Estado, em número total de mortes, está a cidade de Campina Grande, onde foram contabilizadas 189 mortes no trânsito, seguida pela cidade de Patos, onde ocorreram 31 mortes. Ainda no Sertão paraibano, no município de Sousa foram registrados 25 óbitos em acidentes de trânsito, enquanto a cidade de Cajazeiras contabilizou 12 mortes.

O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) desenvolve, através da Coordenação de Educação de Trânsito, um trabalho voltado para a conscientização dos motoristas sobre os riscos de não obedecer à legislação. Segundo Abimadabe Vieira, educadora de trânsito, os jovens motociclistas são prioridade na elaboração de instrumentos que possam minimizar o número de acidentes.

“Nossa preocupação é muito grande porque os jovens estão à mercê dos sinistros. Encontramos muitos jovens bebendo e dirigindo e por esse motivo acreditamos que eles são os atores mais vulneráveis. Estamos em constante contato com a sociedade civil e autoridades para que possamos desenvolver um instrumento que possa minimizar estes acidentes,” afirmou Abimadabe.

A Paraíba conta com um Comitê para Vigilância e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito, com integrantes do Detran, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Samu, Batalhão de Polícia de Trânsito, secretarias de Estado da Comunicação Institucional (Secom) e da Educação (SEE), Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquidiocese da Paraíba, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Ministérios Públicos Estadual e Federal. O comitê tem por objetivo discutir e criar medidas para redução do número de acidentes no Estado.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.