Vida Urbana

João Pessoa amplia ciclofaixas com novo corredor na Avenida Ruy Carneiro

Segundo a Semob-JP, capital chega a 90,3 km de extensão de via para ciclista.




Foto: divulgação/Semob-JP

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou, na noite desta quarta-feira (4), a implantação da ciclofaixa da Avenida Ruy Carneiro, uma das principais vias da capital. A ciclofaixa está sendo implantada nos dois sentidos de circulação, junto ao canteiro central da via. São 2,35 km de extensão interligando a Av. Epitácio Pessoa e a Orla. Para ampliar a segurança dos ciclistas, ainda serão instalados tachões para alertar os motoristas.

Com o novo trecho, a malha ciclo viária fixa da cidade chega aos 90,3 km de extensão, segundo a Semob-JP. “O investimento em transporte ativo tem sido uma marca desta gestão porque entendemos a importância desses modais para a construção de um trânsito mais moderno e humano”, explicou o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini. “Em oito anos foram implantados 45 km de malha fixa e esse número deve crescer muito até dezembro, levando segurança aos ciclistas, que estão entre os elos mais frágeis do trânsito, e incentivando uma mobilidade mais saudável e sustentável”, completou.

Ampliação

Nos últimos oito anos, João Pessoa teve a maior expansão de sua malha ciclo viária na história. Além de dobrar a quilometragem de vias, a gestão se preocupou em levar estes equipamentos para toda a cidade. No total, 13 bairros receberam seus primeiros trechos de ciclofaixa, passando a integrar essa rede.

“Estamos levando ciclofaixas para onde elas são mais necessárias e também criando conexões para que as vias possam ser utilizadas não apenas para esporte e lazer, mas também para deslocamentos de rotina em pequenas distâncias”, explicou Massini. Entre os bairros que ganharam suas primeiras ciclofaixas estão o Centro, Cristo, Ponta do Seixas, Castelo Branco, Gramame e Funcionários.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.