Vida Urbana

João confirma chegada de 56,2 mil novas doses de vacina à Paraíba neste domingo

Novo lote será usado para vacinar idosos e profissionais da saúde.




O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou que um novo lote com 56.200 doses de vacinas contra covid-19 irá desembarcar neste domingo (7) no estado. O anúncio foi feito neste sábado (6), em sua conta pessoal no Twitter. Segundo o governador, as vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, chegam às 12h10 no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e em menos de 24 horas estarão todas distribuídas para os municípios paraibanos.

Os grupos a serem vacinados com essas doses são os profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos. De acordo com o secretário de estado da saúde (SES), Geraldo Medeiros, 94% das doses serão destinadas a idosos acima de 90 anos e 6% para o restante dos profissionais da saúde. Havia uma expectativa de que os professores começassem a ser imunizados agora contra a Covid-19, mas eles ainda não vão ser incluídos.

A SES informou que mantém a mesma estratégia de distribuição para todas as regiões do estado, com saída na segunda às 7h desta segunda-feira (8). Por volta das 12h todas as gerências de saúde estarão abastecidas e prontas para que os municípios façam a retirada de suas doses. Lembrando que este quantitativo é baseado nas informações de público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.

O secretário de saúde, Geraldo Medeiros, destaca que é importante que os paraibanos se cadastrem no “Vacina PB”, que é um painel que tem a finalidade de notificar as pessoas quando a imunização para o grupo em que elas se enquadram tiver início.

Também neste domingo, deverão chegar mais 15 pacientes transferidos do estado do Amazonas, que enfrenta um grave colapso em sua rede hospitalar. Os pacientes ficarão internados no HU de João Pessoa. O horário de chegada do voo não está confirmado. As informações que a SES recebeu até agora é que deverão chegar no período da tarde.

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, esse lote de vacinas terá 94% do imunizante destinado a idosos com 90 anos ou mais. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) em entrevista ao ClickPB, idosos entre 80 a 89 anos que estejam acamados também serão imunizados. O restante das vacinas será destinado a profissionais de saúde.

De acordo com estimativa do MS, a Paraíba possui 18.751 idosos com 90 anos ou mais. A SES-PB, porém, está tentando confrontar os números estimados com os cadastros realizados no VacinaPB, por isso a importância de todos se cadastrarem. O site permite informar dados pessoais e de contato, além de comorbidades, para que o usuário possa ser informado, por e-mail ou telefone, quando chegar a sua vez de tomar a vacina.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.