Vida Urbana

Inscrições para curso de libras em João Pessoa termina nesta sexta

O curso começa na segunda-feira (18), com aulas no Centro Administrativo Municipal.




Curso de libras terá início na próxima segunda-feira (18). Foto:Divulgação/Secom-JP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (15), para cursos de Libras destinados aos servidores municipais e o público em geral. Ao todo, são 101 vagas nos dois cursos que começam na segunda-feira (18), com aulas no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Um dos cursos é ofertado para o público em geral pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), que oferece mais de 70 vagas. As inscrições são feitas na sede da instituição, que fica na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, nº 161, no Pedro Gondim.

No ato da inscrição é preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4. Estão sendo ofertadas 25 vagas para o módulo I, 21 para o módulo II, 13 para o terceiro módulo e 12 vagas para o módulo IV.

“Nosso objetivo é incluir e integrar no meio social não somente os surdos, como também familiares, comunidade e todo público em geral, que tem interesse de aprendizagem na língua brasileira de sinais, imprescindível para a comunicação e integração na educação brasileira. Esta é considerada como meio legal de comunicação e expressão, conforme lei 10.436 de 24 de abril de 2002″, explicou a assessora do Centro, Raquel Macedo.

As aulas, que serão ministradas pela professora Larissa Cassilhas, acontecem da seguinte forma: módulo I, todas as terças, das 8h às 11h; módulo II, toda quinta-feira, das 13h às 16h; módulo III, será nas segundas-feiras, das 13h às 16h; e o módulo IV, todas as terças, das 13h às 16h.

Servidores – A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da coordenação de Educação Especial e do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), está ofertando 30 vagas para os servidores do Centro Administrativo Municipal. A inscrição é realizada na própria coordenação da Educação Especial, que funciona no CAM, em Água Fria.

Para se inscrever, o servidor precisa apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade, e uma foto 3×4. O curso terá uma carga horária de 40h e as aulas serão nas segundas-feiras, das 17 às 19h, após o expediente.

“As pessoas surdas estão presentes em todos os lugares, no acadêmico, profissional, cultural e deve ser respeitada como cidadão”, disse a professora Rosângela Melo, que irá ministrar o curso juntamente com o professor surdo Irakitan Bernardino.

Intérpretes – A Rede Municipal de Educação conta com a presença de intérpretes. Nas escolas em tempo integral, a Sedec está ofertando a disciplina de Libras no contraturno, beneficiando todos os alunos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.