Vida Urbana

Hoje é dia da paz no trânsito

Dia Municipal da Paz no Trânsito é lembrado nesta quinta-feira (24) alertando condutores e pedestres sobre os perigos de acidentes.



Francisco França
Francisco França
Data foi escolhida em homenagem a defensora Fátima Lopes que morreu em um acidente na avenida Epitácio Pessoa

Hoje, João Pessoa comemora pelo terceiro ano consecutivo, o Dia Municipal da Paz no Trânsito, cujo objetivo é alertar motoristas e pedestres sobre os perigos de acidentes nas ruas e estradas.

Durante todo o dia será realizado um conjunto de ações integradas que terminará com um grande culto ecumênico, celebrado no Busto de Tamandaré, às 18h, seguido por uma série de depoimentos de familiares e vítimas de acidentes no trânsito. O encerramento do evento ficará por conta do Forró das Mina e do cantor Ramon Schnayder.

A data foi instituída em homenagem à defensora pública Fátima Lopes, que morreu em um acidente ocorrido no cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a rua Prefeito José Leite, sentido Centro-Praia, em 24 de janeiro de 2010, por volta das 6h, onde a caminhonete do psicólogo Eduardo Paredes, sob suspeita de embriaguez, bateu no carro da defensora.

A data também é em memória a todas as vítimas da violência no trânsito, como o outro acidente que também chocou os pessoenses ocorrido no dia 16 de julho de 2011, por volta das 2h, no cruzamento entre as avenidas Epitácio Pessoa e Amazonas, próximo ao Supermercado Extra, no Bairro dos Estados.

Neste caso, uma caminhonete modelo Nissan Frontier, conduzida por Rodrigo Arthur da Fonseca, de 34 anos, também estaria embriagado, bateu de frente com um Fiat Palio, onde estavam quatro jovens, entre eles a filha do policial federal Deusimar Guedes, Raiza Guedes, que foi a óbito. Casos como estes, motivaram a instituição da Lei 11.973/2010, que criou a data, de propositura do vereador Bruno Farias.

A finalidade do evento é despertar a sociedade, bem como o Poder Público, acerca dos índices alarmantes de acidentes no trânsito.

“Convidamos todos a participarem ativamente dessa ação de responsabilidade social e de cidadania que é o Dia Municipal da Paz no Trânsito. A sociedade precisa estar unida e consciente, pois só assim poderemos diminuir o número de vítimas e acidentes”, convida o vereador Bruno Farias.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.