Vida Urbana

Hemocentro da Paraíba promove ações para incentivar doação de sangue

Serão realizadas coletas externas, caravanas solidárias e campanhas de doação.




O Hemocentro da Paraíba realiza neste mês de maio uma série de atividades para incentivar a doação regular de sangue. De acordo com a programação do Núcleo de Ações Estratégicas, serão realizadas coletas externas, caravanas solidárias e campanhas de doação.

Segundo a coordenadora de Ações Estratégicas, Elaine Farias de Santana, é importante lembrar aos doadores que compareçam regularmente ao banco de sangue. “Precisamos que as pessoas contribuam sempre fazendo sua doação. Homens podem doar até 4 vezes no ano, respeitando o intervalo mínimo de dois meses entre as doações; já as mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de pelo menos três meses”, ressaltou.

Ela explica ainda que o Hemocentro garante os estoques de sangue de mais de 30 unidades de saúde de João Pessoa e região Metropolitana. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

As atividades podem ser agendadas com o setor de Ações Estratégicas, através do telefone (83) 3218-7698. Além do calendário de coletas externas, o Hemocentro promove o serviço de Caravana Solidária e palestras educativas sobre a importância da doação de sangue.

Programação

As coletas externas serão nos dias 18 e 23, respectivamente, no Centro Espírita Luiz Sérgio, no bairro de Mangabeira, e na Faculdade Uninassau, na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro dos Estados, em João Pessoa. Ambas serão realizadas das 8 às 16h.

No dia 14, a equipe de Serviço Social do Hemocentro estará no Colégio IEPNA, no Grotão, para ministrar uma palestra educativa sobre a importância da doação de sangue.

Também estão agendadas caravanas de escoteiros para doação de sangue. Elas vão acontecer nos dias 7, 9 e 11.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.