Vida Urbana

Governo do Estado e Prefeitura de JP lançam Semana Nacional do Trânsito

Projeto busca conscientizar motoristas e pedestres e diminuir o número de mortes e acidentes o trânsito.




O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa realizaram, nesta segunda-feira (18), eventos de lançamento da Semana Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25 de setembro. A semana, promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em todo o país, busca conscientizar motoristas e pedestres e diminuir o número de mortes e acidentes o trânsito.

A vice-governadora Lígia Feliciano lançou o projeto para todo o Estado durante solenidade na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Com o tema "Nós somos o trânsito", a abertura foi marcada pela apresentação do Grupo de Danças Folclóricas do Sesc, seguida de esquete teatral sobre o trânsito, encenada pela “Arretado Produções Artísticas”, e palestra sobre o tema específico da Semana Nacional de Trânsito (SNT).

Dentro da programação, na última segunda-feira (11) foi lançado o jogo digital “Desafio Superprático Detran”, cujo aplicativo pode ser baixado gratuitamente, na plataforma mobile. O campeonato seguirá até a zero hora do dia 20 de setembro e a divulgação dos cinco primeiros vencedores será feita no dia seguinte. As premiações (1 notebook e 4 smartphones) serão entregues no dia 25, durante o encerramento da SNT, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

A mobilização da Prefeitura de João Pessoa foi lançada em uma cerimônia que aconteceu em um restaurante no bairro de Tambiá, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo. A iniciativa busca mobilizar a população sobre a importância de manter um comportamento cidadão nas ruas da cidade, sobretudo respeitando as leis de trânsito e o espaço de cada um nas vias.

A programação contará com equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) promovendo ações educativas dentro da política de trabalhar por um trânsito mais humanizado. “Vamos reforçar a bandeira da ‘Paz no Trânsito’ e chamar atenção da população quanto à importância do respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga.

Programação em outras cidades

A Semana Nacional de Trânsito se estenderá às principais cidades do interior do Estado, a exemplo de Santa Rita (dia 19, às 10h), onde será realizada uma audiência pública sob a coordenação de Adones Júnior, chefe do Posto do Detran naquele município, em parceria com Luiz Carlos André, da Ong ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida). No dia seguinte (20, às 10h) será a vez da audiência pública no município de Patos, sob a coordenação do diretor de Engenharia do Detran-PB, Maurício Alves, seguida de distribuição de cartilhas e palestra proferida pela chefe da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Poliana Figueiredo, às 15h.

A programação da SNT chegará a Cajazeiras no dia 21, no mesmo horário, com audiência pública sob a coordenação da Diretoria de Engenharia e palestra da chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, às 15h, além de distribuição de cartilhas sobre o tema. O município de Sousa será contemplado no dia 22, também às 10h, sob a responsabilidade do diretor Maurício Alves e palestra da chefe da EPTran, também à tarde.

Estado registra três mortes por dia no trânsito

Somente na Paraíba, no período compreendido entre 2014 e 2016, foram mais de 3.000 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2017, mais de 4.600 motociclistas se acidentaram e quase 600 pedestres foram atropelados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.