Vida Urbana

Gestantes começam a receber vacina DTPA na próxima segunda-feira

Vacina contra difteria, tétano e coqueluche será disponibilizada para 42.500 gestantes.  




Começa a ser disponibilizada na próxima segunda-feira (3) a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTPA) para gestantes no calendário nacional de vacinação. Serão imunizadas, preferencialmente, mulheres com gestação a partir da 27ª semana (seis meses e meio) até a 36ª semana (nove meses).

Na Paraíba, a meta inicial é vacinar 42.598 mulheres. A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde onde as mulheres fazem o pré-natal. Além das gestantes, a DTPA passa a ser obrigatória também para os profissionais de saúde (médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem), que atendam recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, atualmente a vacina é oferecida somente para crianças. "Devido ao aumento dos casos de coqueluche, em todo país, em crianças que ainda não completaram o esquema vacinal, o Ministério da Saúde entendeu a necessidade de imunizar as grávidas para que a imunidade seja transferida para o bebê por meio da placenta e amamentação", explicou ela.

Doenças

A difteria e a coqueluche são doenças contagiosas, que podem ser transmitidas através do contato com pessoas doentes. O tétano, por sua vez, é transmitido através de cortes em objetos contaminados. Todas são doenças provocadas por bactérias e, se não tratadas, podem levar à morte. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.