Vida Urbana

Felinos da Bica passam por exames médicos e dentários

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) mantém um calendário de atividades de manejo dos grandes animais.




Da Secom-JP

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) mantém um calendário de atividades de manejo dos grandes animais. Neste mês de julho foi a vez dos três felinos da Bica passarem por exames médicos, clínicos e tratamento dentário. As duas suçuaranas (Puma concolor) – macho e fêmea – e a onça pintada (Panthera onca).

Para a realização dos exames, a equipe de técnicos e tratadores da Bica contou com a colaboração voluntária de veterinários pernambucanos que participaram de todos os procedimentos: ultra-sonografia abdominal, exame cardíaco através de ecocardiografia e eletrocardiografia; endoscopia gástrica, avaliação odontológica, radiografia oral, profilaxia periodontal, exame clínico completo e coleta de material para exames complementares.

O processo – que teve a duração de 10 horas – começa com a anestesia química dos animais e continua com a avaliação minuciosa feita por especialistas a fim de detectar males e enfermidades que possam atacar os bichos e se constitui numa importante ação preventiva. Assim como nos humanos, o diagnóstico precoce favorece à cura dos animais. Todos os três felinos se submeteram a tratamento de canal nos dentes.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.