Vida Urbana

Falha no sistema impede que paraibanos consultem resultados no Encceja

Exame é realizado para quem busca diploma do ensino médio.




Candidatos do estado da Paraíba e de outras nove unidades federativas tiveram dificuldades em acessar o sistema de divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) de 2017. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a situação será normalizada até o fim da tarde de hoje (6).

Por causa do problema, a divulgação das notas das provas objetivas foi inviabilizada para candidatos dos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, da Paraíba, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina e do Tocantins. Para esse grupo de participantes, apenas a nota da redação foi disponibilizada. Segundo o Inep, o problema afetou 156.505 pessoas.

Nesta segunda-feira (5), o Inep liberou a nota de 492.613 participantes que compareceram às provas, aplicadas em 19 de novembro do ano passado. “Desde que identificou o problema na visualização das notas objetivas de alguns estados o Inep está providenciando a liberação desses resultados na maior brevidade possível”, diz o instituto, em nota.

O que é o exame
O exame pode dar o certificado de conclusão do ensino médio para os candidatos que não se formaram na idade correta. Aqueles que prestaram a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de 30 de março, de acordo com o Inep. As pessoas privadas de liberdade e as residentes no exterior também saberão se passaram na prova apenas no mês que vem.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.