Vida Urbana

Faculdades de Medicina da Paraíba superam média nacional em avaliação do MEC

O curso da UFCG obteve uma média de 103,5 pontos e o doUnipê atingiu 101,1 pontos. A média nacional é 100.




Os cursos de Medicina de, pelo menos, duas faculdades da Paraíba ultrapassaram a média do país na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) do Ministério da Educação (MEC). O curso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), obteve uma média de 103,5 pontos e o do Unipê atingiu 101,1 pontos, quando a média nacional foi de 100 pontos. Essa pontuação classifica os cursos como adequados em uma escala de 0 a 200. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não divulgou o resultado.

De acordo com a assessoria de comunicação da UFCG, participaram da avaliação 97 estudantes, apenas do curso de Medicina do campus de Campina Grande. Em um cenário regional os estudantes também ultrapassaram a média, com uma pontuação de 101,3. Já em nível estadual, a pontuação foi de 99,8. O Procurador Institucional, responsável pelos processos avaliações e informação do sistema e-MEC, professor Antônio José da Silva, disse que o resultado é satisfatório e reafirma a ascendência dos conceitos adquiridos pelos cursos da área de Saúde da UFCG.

Já o coordenador do curso de Medicina do Unipê, Arlindo Monteiro, atribuiu a conquista aos alunos da instituição e pontuou o trabalho realizado pela faculdade. “Nossos alunos são selecionados a partir de vestibulares cuja exigência é diferenciada e trabalhados em um sistema educacional também diferenciado, que segue as diretrizes nacionais dos cursos de Medicina, publicadas em 2014. Procuramos trabalhar as competências, como conhecimento, habilidade e atitudes, nas esferas de gestão, educação e atenção à saúde e, desde o primeiro período, nosso aluno está inserido na realidade prática do sistema único de saúde”, disse.

Na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), o resultado também foi satisfatório, mas a média ficou abaixo da estimativa nacional. O curso de medicina da Facisa teve 99,8 pontos e foram inscritos 140 alunos da instituição, dentre os quais 125 fizeram a prova no ano passado, que tiveram o desempenho classificado como adequado. Na visão da faculdade, a nota foi positiva em virtude da qualidade de ensino da instituição. 

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou, por e-mail, os resultados dos cursos de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE), Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM) e Faculdade Santa Maria em Cajazeiras, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

A Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. 
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.