Vida Urbana

Exposição e palestras marcam Semana do Patrimônio Histórico e Cultural

Abertura acontece nesta segunda-feira com ações nas escolas municipais e Feira Central.




Feira Central, Patrimônio Cultural do Brasil, terá uma programação com a exibição de um filme sobre a sua história e tradições culturais

Começa nesta segunda-feira (13) a programação da Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural em Campina Grande. Realizado pela primeira vez na cidade, o evento se estenderá até o dia 17 de agosto, com ações nas escolas do Sistema Municipal de Ensino, na Secretaria Municipal de Cultura e na Feira Central.

A solenidade de abertura será realizada, a partir das 8h, no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), no mesmo prédio onde funciona o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia de Campina Grande, nas imediações do Açude Novo.

Na ocasião, o presidente da Academia de Letras de Campina Grande, Josemir Camilo, vai proferir palestra com o tema “As várias faces do Patrimônio”. Em seguida, haverá o lançamento, em versão digital, da “Revista do Patrimônio de Campina Grande: identificar, reconhecer e preservar”.

Já durante a semana, seis escolas do Sistema Municipal de Ensino participarão de atividades especiais e receberão uma exposição itinerante com temas relacionados ao patrimônio e à arquitetura. Nesse período, também estão previstas formações sobre educação patrimonial para professores e técnicos das escolas municipais.

Exposição

Também durante a semana, na Secretaria Municipal de Cultura, o público poderá visitar, das 7h às 13h, a exposição “Arquitetura Contemporânea Campinense”, produzida pelo Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Encerrando as atividades do evento, na sexta-feira, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Feira Central de Campina Grande, que recebeu recentemente o título de Patrimônio Cultural do Brasil, terá uma programação especial, com a exibição de um filme sobre a sua história e tradições culturais.

As exibições, em horários pré-agendados no intervalo entre 8h e 14h, ocorrerão no pátio de apresentações culturais do Mercado Central, no portão 1 da rua Marcílio Dias. No mesmo local, também nos dois turnos, será realizada a exposição “A Feira: saberes e sabores”, produzida por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o apoio da Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.