Vida Urbana

Entidades fazem carreata para cobrar reabertura do comércio em João Pessoa

Grupo realiza buzinaço na frente das residências de João Azevêdo e Luciano Cartaxo.




Foto: Walter Paparazzo

Um grupo de empresários realizou, na manhã desta quinta-feira (9), uma carreata para pedir ao governo a reabertura do comércio de João Pessoa. Com a cartazes empunhando a tag #medeixatrabalhar, eles percorreram de carros os arredores da Granja Santana, residência oficial do governador João Azevêdo (Cidadania), e da residência do prefeito Luciano Cartaxo (PV). Eles seguiram todo o percusso com buzinaço.

Conduzida por empreendedores, colaboradores e funcionários de várias entidades, a manifestação pede a retomada gradual das atividades econômicas na região metropolitana de João Pessoa. O comércio da capital está de portas fechadas desde março, quando foram expedidos os primeiros decretos estadual e municipal da capital, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Conforme o protocolo de segurança estabelecido no “Plano Novo Normal PB”, o comércio deverá ser aberto gradualmente, baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Segundo governo, as diretrizes também foram discutidas com representantes da sociedade civil e do setor produtivo, com o objetivo de implementar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente do coronavírus.

 

Bandeira laranja

 

Atualmente João Pessoa está classificada como bandeira laranja, que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais, mas a classificação deve ser revista este fim de semana pelo governo, com a renovação do decreto.

Os serviços essenciais incluem apenas: estabelecimentos de saúde; Petshop; Clínicas e hospitais veterinários; Postos de Combustíveis, distribuidoras de água e gás, Hipermercados, Supermercados, Açougues, Peixarias, Padarias e Lojas de Conveniências em postos de combustíveis, Produtores e/ou Fornecedores de serviços essenciais à saúde e higiene, Feiras livres; Agências bancárias e Casas lotéricas; Cemitérios e serviços funerários; Serviços de Call Center, Atividades de Manutenção, Reposição, Assistência técnica; Segurança privada; Empresa de saneamento, Energia elétrica, Telecomunicações e Internet; Concessionária de veículos, Oficina mecânica, Borracharia e Lava jatos; Lojas de autopeças e Produtos agropecuários e Insumos de informática, Assistência social e Atendimento à população em estado de vulnerabilidade, Atividades destinadas à manutenção e conservação do patrimônio e ao controle de pragas urbanas; Órgãos de imprensa e os meios de comunicação e telecomunicação em geral; Óticas e Estabelecimentos que comercializem produtos médico/hospitalares, Empresas prestadores de serviços de mão de obra terceirizada.

 

Participam do movimento as seguintes entidades:

ABLP – Associação de Buggys do Litoral Paraibano
ABAV PB – Assoc. Bras. das Agências de Viagens
ABIH PB – Assoc. Bras. da Ind. Hoteleira da PB
Abrasel PB – Assoc. brasileira de bares e restaurantes
Abrasel – Assoc. Regional Agreste de Campina Grande
ACCG – Associação Comercial de Campina Grande
ACPJ – Assoc. dos Catamarães
ASCOM -PB
Assoc. Com. de Campina Grande
Assoc. Embaixada de Negócios da PB
Assoc. Fórum das Mulheres de Negócios da PB
Assoc. Industriais de Panificação PB
Associação da Qualidade PPQ
CDL-JP
CDL de Campina Grande
CREF10/PB – Conselho Regional de Educação Física –
Convention Bureau Campina Grande
Convention Bureau de João Pessoa PB
Cooperbuggy Coop. dos Prof. Turismo e lazer PB
CORECON/PB
CRA-PB
Empresas de serviços de beleza da Paraíba
Femicro-PB
Representação das Empresas de Festas e Eventos
SADEPE-PB – Sind. Das Academias Empr.Prática Esportiva
SESCON – PB Sind. das empr. de serviços contábeis da PB
Sincodiv-PB – Sind. Dos Concessionários e Distrib.Veíc. PB
Sind. da Ind. de Panif.e Conf. PB
Sind. Empr. de Hosp. e Alim. Campina Grande
Sindacucar – Sind. das Ind de Fabricação de Açúcar PB
Sindalcool
Sindetranstur-PB – Sind das Empr. transp. turística PB
Sindicato das Empr.CFC A e B no estado da Paraíba (auto-escolas)
Sindicato de Farmácias da PB
Sindipetro -PB
SINDPLAST-PB
Sind. Segurança Sindicato das Empresas de Segurança Privada PB
Sinduscon-JP
Sinduscon-PB
SINRECOM – Sind. Repres. Coml. PB
SOMA Network
SPTP – Soc. Paraibana de Tis. Pneumologia
SUCESU


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.