Vida Urbana

Enterro de Afonso Pereira será às 15h

Um dos fundadores do Unipê morre, aos 90 anos, depois de uma semana internado.




Enterro de Afonso Pereira será às 15h

Da Redação

Com informações da Assessoria do Unipê

O enterro do professor Afonso Pereira, um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), está previsto para às 15 h desta terça-feira no cemitério Parque das Acácias. O velório está ac ontecendo na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Ele morreu ontem, aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Sobre Afonso Pereira

O professor Afonso Pereira foi um dos seis educadores que, há cerca de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê, uma das mais renomadas Instituições de Ensino Superior da Paraíba e do Nordeste e um dos primeiros Centros Universitários do Brasil.
O professor Afonso nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Exerceu, ao longo de sua existência, importantes cargos públicos e privados, federais e estaduais, como professor universitário, um dos fundadores do curso de Direito da UFPB, fundador de diversas escolas de nível fundamental, médio e superior na Paraíba.
Ele se destacou, ainda, como criador e presidente da Fundação Padre Ibiapina, presidente da Academia Paraibana de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, provedor da Santa Casa de Misericórdia, deputado estadual, oficial do Exército Brasileiro, jornalista, diretor-fundador do Jornal Correio da Paraíba e membro do Conselho de Notáveis deste jornal.
Livro conta trajetória de Afonso: “Ele foi agente do movimento educacional que marcou época na PB”, afirma a esposa Clemilde Pereira

Um livro sobre a vida do professor Afonso Pereira da Silva foi lançado, no dia 26 de janeiro deste ano, na sede do arquivo Afonso Pereira, localizado no Jardim Glória, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O livro “Noventa Anos de Afonso Pereira” foi organizado pela sua esposa, a professora Clemilde Pereira e editado pelo jornalista Evandro Nóbrega. O evento fez parte das comemorações dos 10 anos de fundação do arquivo, onde está todo o acervo particular do professor Afonso Pereira.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.