Vida Urbana

Saiba por que a decoração natalina deve ser retirada após Dia de Reis

Data faz parte da tradição dos católicos pela passagem de Jesus entre os povos.




Natal Mag Shopping (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)

Pela tradição católica, enfeites natalinos devem ser desmontados neste domingo, Dia dos Reis. Foto: Luiz Fernando Rodrigues

Se o comércio inicia a decoração de Natal cada vez mais cedo, a retirada dos enfeites natalinos tem data certa para serem retiradas, pelo menos dentro da tradição da Igreja Católica. Para os cristãos, o Dia dos Reis Magos, festejado neste domingo (6), é o momento correto para desmontar a árvore de Natal e retirar todas de decoração natalina, inclusive Tradição e desmontar o presépio.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), frei Faustino Paludo, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos. No entanto, o tempo do Natal só se conclui com a festa do Batismo do Senhor. “A festa dos Reis é a última grande festa do ciclo de Natal. Depois da festa do batismo de Jesus e festa dos Reis, inicia um novo tempo litúrgico. A primeira parte do tempo comum que se estende até a terça-feira de carnaval”, diz frei Faustino.

O dia 6 de janeiro, marca o momento em que os três Reis Magos encontraram o menino Jesus, revelando seu nascimento para o restante do mundo. É a data em que o Oriente celebra o Natal, como o Ocidente celebra no dia 25 de dezembro. A Igreja de Roma passou então a celebrar a Festa dos Reis Magos. É a festa da manifestação de Jesus como salvador da humanidade – de todos os povos. Epifania que quer dizer manifestação.

Tradição e história

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos “três Reis Magos”, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

“Para os cristãos, essa festa significa a acolhida da proposta salvadora de Deus para todos os povos. Três magos, representa o reconhecimento, acolhida da ação salvadora de Deus Pai que se realizará por meio de Jesus Cristo”, ressalta o frei.

Segundo frei Faustino, em pesquisa literária, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.