Vida Urbana

Enem 2018: órgãos de trânsito apresentam planos de mobilidade urbana de JP e CG

Objetivo é facilitar o fluxo de veículos e garantir a chegada de candidatos aos locais de provas.




Os órgãos de trânsito de João Pessoa e Campina Grande definiram os planos de mobilidade urbana para  os domingos (4) e (11) devido à realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na capital do Estado, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que vai suspender a ciclofaixa de lazer da Avenida Epitácio Pessoa nos dias da realização das provas.

A Semob informou ainda que as faixas exclusivas para ônibus também estarão liberadas para veículos comuns. Ou seja, qualquer condutor poderá utilizar aos domingos as faixas destinadas a transportes públicos urbanos.

A ciclofaixa é instalada sempre aos domingos das 7h às 13h em uma das faixas da Avenida Epitácio Pessoa, desde o Busto de Tamandaré até o Centro da cidade, e também em uma das avenidas que segue para o parque da Lagoa. Ainda conforme a Semob-JP, a suspensão se faz necessária em função do grande fluxo de veículo nas ruas da cidade durante os dois domingos de provas do Enem.

Campina Grande

Na Rainha da Borborema, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) divulgou o plano de mobilidade urbana para os próximos dois domingos, dias de realização das provas do Enem 2018 em Campina Grande. A operação terá início sempre a partir das 11h com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos. Serão disponibilizadas equipes de agentes nesse período nas principais vias e o sistema de transporte público circulará com a mesma frota utilizada em dias úteis.

O transporte público funcionará com a frota completa entre 10h e 13h e das 16h30 às 18h30. O Terminal de Integração também funcionará normalmente com a presença de fiscais. As linhas que não operam em sábados e/ou domingo devem manter, no mínimo, um veículo para atender a demanda. Para evitar problemas, a STTP alerta aos estudantes que fiquem atentos aos itinerários das linhas utilizando a ferramenta Google Transit acessando pelo próprio celular.

Os agentes de trânsito estarão monitorando as principais vias da cidade para evitar conflito e congestionamento. Eles ficarão principalmente nas ruas que dão acesso à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maurício de Nassau, Facisa e Estadual da Prata. A STTP alerta que os condutores de veículos iniciem seu trajeto com antecedência, e procurem rotas alternativas para os locais de provas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.