Vida Urbana

Encontrados documentos dos séculos XVII e XIX na Câmara de João Pessoa

Restauração vai ser completamente registrar e vai virar documentário.




Documentos históricos vão ser restaurados, em João Pessoa (Foto: Divulgação/CMJP)

Arquivos dos séculos XVIII e XIX foram encontrados na Câmara Municipal de João Pessoa. São mais de 700 arquivos que marcam a história do Brasil-Colônia, Império e alguns constam atas das atividade do Legislativo Municipal no século XIX.

Entre os arquivos, tem um texto de janeiro de 1825 em que o Governo da Província comunica ao Legislativo Municipal o nascimento de Dom Pedro II, e explica como a cidade deveria celebrar o nascimento do herdeiro do trono português.

São atas, cartas, registros e até tratados internacionais da época. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Vinícius, a “descoberta é importantíssima para a cidade de João Pessoa e, certamente, para o Brasil. São registros que contam a história da nossa capital, os costumes, o cotidiano da cidade, como abastecimento de água, segurança pública, gêneros alimentícios, escola, falta de médico etc, além de documentos que registram a participação dos vereadores que atuaram na Câmara no início do século 20”.

Também foram achadas cópias das cláusulas dos tratados internacionais da época do Império, em português e francês, assinalando para a Câmara da Parahyba cumprir o que fosse de responsabilidade da casa.

Os arquivos foram encontrados pelo arquivologista Eron Mendes, responsável por organizar o acervo da Câmara, que será guardado enquanto a nova sede do Legislativo Municipal é construída.

Todos os documentos serão levados para a Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, onde passarão por higienização, restauração e conservação. A recuperação será será realizada pelo professor-doutor em História, Ângelo Emílio da Silva Pessoa, designado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para comandar o processo.

A TV Câmara vai registrar toda restauração, dando origem a um documentário prevista para 2019.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.