Vida Urbana

Enchente danifica adutora e seis cidades ficam sem água

Interrupção no fornecimento foi causada pelo rompimento da adutora que corta o rio Curimataú.




Da Secom-PB

O abastecimento de água em seis cidades e quatro distritos da região do Curimataú paraibano está suspenso desde a madrugada desta sexta-feira (8). A interrupção no fornecimento foi causada pelo rompimento da adutora que corta o rio Curimataú. A estrutura, usada para levar água do açude Canafístula II para os municípios, não resistiu à força da enchente e foi rompida pela correnteza.

De acordo com diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Robson Barbosa, o rompimento foi causado pelas recentes chuvas registradas na bacia hidrográfica da barragem de Cacimba de Várzea, que fizeram com que o volume do rio aumentasse muito. A correnteza, enfatizou, foi tão intensa no local que danificou a tubulação, apesar de ela estar envolvida com concreto.

"Ainda não há previsão para a normalização do abastecimento. Estamos empenhados na busca de solução do problema no menor espaço de tempo possível. Entretanto, o trabalho é delicado, pois, para a reposição da tubulação, é preciso que o nível da água baixe. Tudo agora vai depender da intensidade das chuvas, que têm sido contínuas na região", ressaltou Robson Barbosa, acrescentando que a adutora que abastece as 10 localidades tem 18 quilômetros de extensão.

O rompimento causou a falta de água nas cidades de Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Campo de Santana, Riachão e Dona Inês, além dos distritos de Barreiros, Logradouro, Bola e Mata Velha.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.