Vida Urbana

Eleições para reitoria da UFCG acontecem na próxima sexta-feira

JORNAL DA PARAÍBA traz série de entrevistas com candidatos a partir de terça (17).




Foto: UFCG/Divulgação

Acontecem na próxima sexta-feira (20) as eleições para reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Assim como na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a comunidade acadêmica indica nomes para a lista tríplice, que é encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para que o presidente da República, Jair Bolsonaro, escolha o novo reitor.

Na UFCG, três professores se candidataram ao cargo de reitor da instituição. Portanto, a lista tríplice, com os três nomes que devem ser encaminhados ao MEC, já está formada. Tradicionalmente, o candidato mais bem votado era escolhido pelo presidente, mas Bolsonaro tem quebrado essa regra, como fez na UFPB, onde Valdiney Gouveia tomou posse como reitor, apesar de Terezinha Domiciano ter obtido a maior quantidade de votos no pleito.

A votação da UFCG acontecerá de maneira remota, por conta da pandemia da Covid-19. A partir desta terça-feira (17), o JORNAL DA PARAÍBA vai publicar entrevistas com os candidatos à reitoria da UFCG, diariamente, por ordem alfabética. O intuito do material, que também será veiculado na Rádio CBN, é apresentar à comunidade acadêmica os perfis e as principais propostas dos candidatos.

Por ordem alfabética, o primeiro entrevistado será o professor Antônio Fernandes Filho, que tem como vice Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata. Eles compõem a ‘Chapa 1 – UFCG Inovadora, inclusiva e descentralizada’. As principais propostas do candidato serão mostradas nesta terça (17).

O segundo entrevistado será o professor John Kennedy Guedes Rodrigues, que tem como vice-reitor, Marcus Vinicios Lia Fook. Eles são da ‘Chapa 2 – UFCG Plural e democrática’. A entrevista com o candidato à reitor John Kennedy será publicada na quarta-feira (18).

Um dia antes do pleito, o terceiro e último entrevistado será o atual reitor e candidato à reeleição, professor Vicemário Simões, que tem como vice-reitor Camilo Allyson Simões de Farias. Vicemário fala sobre sua trajetória, administração e propostas na quinta-feira (19).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.