Vida Urbana

Divulgada programação da Festa das Neves adaptada à pandemia

As celebrações incluem a bênção do Arcebispo, transmissões ao vivo e carreatas.




Foto: Rizemberg Felipe/Acervo JPB

A programação da tradicional Festa das Neves, em João Pessoa, foi divulgada nesta quarta-feira (15), pela Arquidiocese da Paraíba, com mudanças na realização das celebrações devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O evento está previsto para acontecer entre os dias 26 de julho e 5 de agosto.

Este ano, as missas do novenário terão público controlado para evitar aglomerações, lives musicais e carreata para substituir a procissão. Além disso, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, presidirá a Missa de Santos Óleos, marcando também o seu retorno à Catedral, já que Dom Delson encontra-se em isolamento desde o mês de março.

O tema da festa deste ano será “Com Maria, em família, sob o manto da oração, a Paraíba, acolhe a esperança de Deus”; e o lema: “Eu sei em quem coloquei a minha esperança”. A Programação começa no dia 26 de julho, quando também terá a primeira carreata, que seguirá da Catedral até o Santuário da Penha. As lives musicais serão de 1 a 5 de agosto, sempre após as missas.

No dia 5, dia de Nossa Senhora das Neves, às 9h haverá a celebração da Missa dos Santos Óleos, que deveria ter acontecido na Semana Santa, mas foi adiada devido à pandemia. Antes da celebração, Dom Delson dará uma bênção especial sobre João Pessoa da sacada da Catedral, com a imagem da padroeira. No mesmo dia, às 16h, carreata com destino ao Santuário Mãe Rainha, onde haverá missa estilo drive in.

Os fieis poderão participar presencialmente das missas da Festa das Neves, seguindo o decreto da Arquidiocese que prevê a ocupação de 30% da capacidade das igrejas. No caso da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a capacidade é de até 150 pessoas em cada celebração. As pessoas que queiram participar das celebrações, devem ligar para a secretaria paroquial para o agendamento. É importante ressaltar que, sob nenhuma hipótese, a capacidade da Igreja será desrespeitada.

Maiores de 60 anos e menores de 12 anos, além de pessoas do grupo de risco e/ou com sintomas da covid-19, devem permanecer em casa e acompanhar as missas pela internet, já que todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Catedral. A Missa dos Santos Óleos não terá a presença dos fieis, pois dela participam os padres, que fazem a renovação dos votos sacerdotais.

De acordo com o monsenhor Robson Bezerra, as adaptações foram adotadas para garantir a segurança dos fiéis. “Nós estamos em um ano muito especial por conta das exigências sanitárias para nos defender contra a Covid-19”, destacou o pároco.

Festa

Os shows e a abertura de parques e barracas não foram liberados também devido à pandemia, conforme a prefeitura de João Pessoa informou à TV Cabo Branco. A PMJP admitiu ainda a possibilidade de flexibilizar as atividades da festa conforme a situação epidemiológica no estado.

As procissões serão substituídas por carretas. Já o último dia do evento será marcado por uma missa no formato drive-in, em que as pessoas participam da celebração dentro de carros.

Confira a programação:

Missa de abertura – 9h

26/07 – Pe Luiz Junior (Vigário Geral), seguida de carreta com destino ao Santuário da Penha
Novenário – às 19h30

27/07 – Frei Evilásio (Forania Praia Sul)

28/07 – Pe Carlos Maurício (Forania Praia Norte)

29/07 – Pe Fábio Galdino (Forania Conjuntos)

30/07 – Pe Marcondes (Forania Centro)

31/07 – Pe Carlos (Forania Vale do Mamanguape)

01/08 – Pe Luciano (Forania Litoral)

02/08 – Pe Manoel Natalino ( Forania Várzea)

03/08 – Pe Felipe Luz (Forania Agreste)

04/08 – Pe Jorge Ivan (Forania Urbana Sul)

05/08 – Solenidade de Nossa Senhora das Neves

8:30- Bênção do Arcebispo da sacada da Catedral com a imagem de Nossa Senhora
09h – Missa dos Santos Óleos (sem a presença dos fieis)
15h – Terço
16h – Carreata com destino ao Santuário Mãe Rainha, seguida de missa estilo drive in

 

Lives Musicais – após as missas, apenas online

01/08 – Joãozinho Gurgel e Mayara Gomes

02/08 – Comnectar

03/08 – Rodrigo Vieira

04/08 – Laos Deo

05/08 – Pe Márcio José


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.