Vida Urbana

Dia D de combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado

Para a ação, serão mobilizadas em todo o Estado mais de 2000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar (PM) e Infraero.



Agência Brasil
Agência Brasil
Ministro do Turismo é uma das autoridades que estarão na abertura do evento na capital

Neste sábado (13), será realizado em toda Paraíba o Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. A ação, que visa a combater o vetor da dengue, chikungunya e zika vírus, acontece em diversas cidades. Durante o dia, serão realizadas por agente de saúde ou militar capacitado visitas a estabelecimentos públicos e residências. As equipes participarão também de eventos organizados pelas prefeituras, além de entrevistas coletivas com a imprensa local e regional.

Em João Pessoa, a programação oficial terá início às 7h com a saída dos militares no Grupamento de Engenharia, onde estarão autoridades como o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, representando a presidente Dilma Rousseff; a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath; além do secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio. 

Às 10h, o governador Ricardo Coutinho e secretários do governo participarão da ação na Praça do Coqueiral, em Mangabeira.

Os 15 pontos de referência da mobilização em João Pessoa serão os seguintes: Praça da Independência, Praça do Coqueiral (Mangabeira), Praça da Paz (Bancários), Praça da Juventude (Bairro das Indústrias), Praça do Cajú (Bessa), Busto de Tamandaré (Tambaú) e Ponto Cem Réis (Centro), Mercado Central, Mercado da Torre, Mercado do Oitizeiro, Mercado de Mangabeira, Mercado do Bairro dos Estados, Mercado do Valentina Figueiredo, Mercado do Geisel e Mercado do Rangel.

Para o Dia D, serão mobilizadas em todo o Estado mais de 2000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar (PM) e Infraero. O Governo do Estado vai disponibilizar aos municípios a logística de material educativo, além de 2.125 kits para os Agentes de Combate a Endemias. 

Conde
No município do Conde, a abertura da ação será às 9h, na Praça Dom Pedro Alves, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, o município do Conde foi escolhido para a abertura oficial no Estado por ser o local com maior número de casos confirmados de microcefalia relacionada ao vírus zika.

A gerente ressaltou a importância de todos estarem envolvidos no combate ao mosquito. “Não só a SES ou as Secretarias Municipais de Saúde, mas todos devem se mobilizar contra o Aedes. Além da própria população, as Secretarias Municipais, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura, de Educação, devem se envolver nas ações, cada uma enfrentando o mosquito de acordo com sua potencialidade”, disse.

Campina Grande
Em Campina Grande, a mobilização contará com a participação de profissionais da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), Agentes de Combate às Endemias do município e soldados do Exército, que estarão realizando atividades durante todo o dia em áreas centrais e bairros da cidade.

De acordo com a programação elaborada em conjunto, a ação será realizada no horário da manhã em locais de grande concentração de pessoas, com  distribuição de panfletos e a conscientização da população em relação aos cuidados que se deve ter nas residências para impedir a proliferação do Aedes aegypti.

Os locais escolhidos para a mobilização foram o cruzamento da Avenida Floriano Peixoto com Venâncio Neiva (antigo posto Futurama), Parque da Criança, Terminal de Integração e avenida Juscelino Kubistcheck, além da Feira Central e antigo Terminal Rodoviário. Estes dois últimos locais foram escolhidos por terem grande movimentação também de pessoas de municípios circunvizinhos, conforme explicou a gerente da 3ª GRS, Tatiana Medeiros. Os outros 41 municípios que integram a 3ª GRS também estarão realizando atividades neste sábado.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.