Vida Urbana

Detran anuncia 50 homens e 3 mil bafômetros na Operação São João

Operação será deflagrada durante as festas juninas para inibir que motoristas sejam imprudentes no trânsito.




Phelipe Caldas
Do Jornal da Paraíba

Aplicar com rigor o Código de Trânsito Brasileiro, dar ênfase nas cidades que realizam as maiores festas, punir os exageros e principalmente realizar uma campanha estadualizada de prevenção e conscientização. É esta a ordem no Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran) para a ‘Operação São João’, que será deflagrada durante as festas juninas e que vai contar com três mil bafômetros descartáveis e 50 homens, que receberão o apoio de policiais militares.

As garantias são do coronel Francisco de Assis, superintendente do Detran, que destacou a preocupação do órgão com este período de festa. “Já há algum tempo, estamos desenvolvendo uma campanha de conscientização, intitulada ‘Paz no Trânsito é a gente quem faz’, que agora será ampliada visando ao São João. E mais uma vez a ênfase será na necessidade de não se dirigir após ingerir bebida alcoólica”, destaca.

Os trabalhos da operação serão coordenados também pelo diretor de engenharia e transporte do órgão, Cristóvão Amaro, que fala mais um pouco sobre os planos do órgão. “Todos nós sabemos que é impossível cobrir 100% do Estado, até porque temos uma equipe pequena, mas vamos agir com inteligência para coibir os excessos”, destacou. “Vamos dar ênfase nas grandes festas, realizadas em cidades como Campina Grande, Solânea, Catolé do Rocha e Cajazeiras”, explica.

Mas para quem estará fora destas cidades e que acha que estará livre das fiscalizações, o coronel Francisco pondera. “Apesar de nos concentrarmos nas regiões que terão maior fluxo de gente, não vamos esquecer de algumas ações isoladas que abranjam outras regiões”, ressalva. “Apesar de todo este trabalho, tenham certeza que nossa principal ênfase será na linha de orientar e educar”, avisa.

As explicações dos diretores do Detran sobre a ‘Operação São João’ foram dadas durante um encontro estadual realizado em João Pessoa, com todos os 26 diretores do Detran no interior. Na oportunidade, eles passaram por um curso técnico sobre as duas principais linhas de atuação do Departamento (registro de veículo e expedição de habilitação) e levaram sugestões para um trabalho mais célere e sem burocracia.

“Nosso objetivo com este encontro foi o de unificar a nossa identidade e ter o mesmo trabalho eficiente em todos os Estados”, explica o coronel Francisco de Assis. “É um encontro fundamental para que aos poucos consigamos servir cada vez melhor a sociedade”, concluiu.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.