Vida Urbana

CRM-PB constata falta de médico e unidade de Saúde de Mogeiro é interditada

Local conta com equipes médicas apenas nas terças e aos fins de semana, de acordo com o CRM.




Foto: Divulgação / CRM-PB

A Unidade Mista de Saúde Maria Hermínia da Silveira, em Mogeiro, na Mata paraibana, foi interditada eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta quarta-feira (19). De acordo com o órgão, o atendimento médico no local não é realizado de maneira frequente, contrariando a lógica dos atendimentos de urgência e emergência, que precisam acontecer durante 24 horas.

Na fiscalização, o CRM-PB constatou que a unidade conta com a presença de médicos apenas nas terças-feiras à noite, e às sextas, sábados e domingos, durante 24 horas. Nos demais dias e horários o atendimento é realizado apenas pelo corpo técnico de enfermagem que atua no local.

Segundo o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, a unidade também não possui um diretor técnico nomeado. Para ele, a falta de profissionais de saúde em unidades de saúde pode agravar ainda mais a situação da pandemia do novo coronavírus.

“Estamos enfrentando uma pandemia, uma situação grave e delicada. No entanto, uma unidade de saúde que presta serviços de urgência e emergência precisa ter médico de plantão 24 horas, todos os dias. No momento da fiscalização não havia nenhum médico no local. É um risco para a população e demais profissionais manter uma unidade de saúde aberta desta forma. Assim que o problema da escala médica for resolvido, faremos a desinterdição ética”, explicou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Agora, com a interdição, os médicos ficam impedidos de prestar serviços na unidade a partir da zero hora desta quinta-feira (20).

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Mogeiro para obter respostas sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.