Vida Urbana

CPF já pode ser solicitado de graça

Serviço disponível desde a quinta-feira (2) permite solicitação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no site da Receita Federal.



Divulgação
Divulgação
Inscrição do CPF pela internet não acaba com os demais canais de atendimento já existentes

A Receita Federal do Brasil (RFB) implementou ontem o serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. Agora, a solicitação do documento poderá ser feita na página eletrônica do órgão, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Para fazer o pedido pela internet, é necessário preencher um formulário eletrônico, com os seguintes dados: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

Ao final da solicitação de inscrição, será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o "Comprovante de Inscrição no CPF". O solicitante deverá anotar esse número ou imprimir o comprovante. Este documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante.

Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados, gerando impossibilidade da efetivação, o solicitante será orientado a ir até a unidade de atendimento para proceder a solicitação de inscrição no CPF.

A inscrição do CPF pela internet não acaba com os canais de atendimento, realizados pelas agências dos Correios e Telégrafos, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casa da Cidadania. A pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto nas entidades conveniadas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.