Vida Urbana

Covid-19: MPT alerta para necessidade de distanciamento social em locais de trabalho

Com o retorno de atividades econômicas, empregadores e empregados devem cumprir medidas sanitárias.




O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) está alertando para a necessidade de cumprimento das medidas preventivas à Covid-19 em locais de trabalho. Por meio de uma campanha informativa, o órgão está lembrando sobre a importância do distanciamento social nos ambientes de trabalho que voltaram a receber um fluxo contínuo de pessoas.

De acordo com o MPT-PB, com a retomada das atividades econômicas, e o retorno dos empregados aos locais de trabalho, uma nova rotina de higiene deve ser criada, de forma a prevenir possíveis contágios pelo novo coronavírus nesses ambientes.

Os profissionais devem lavar as mãos com frequência, higienizar o ambiente de trabalho e os objetos de uso contínuo, como computadores, mesas, cadeiras e maçanetas. Uma distância de 2 metros deve ser mantida entre as pessoas.

“São atitudes simples, mas que podem salvar muitas vidas. A campanha reforça também que cuidar de si também é cuidar do outro”, observou a vice-procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Andressa Coutinho.

Andressa Coutinho também lembrou que quando possível, os empregadores devem continuar mantendo o regime de trabalho home office, como forma de diminuir o fluxo de pessoas em ambientes de trabalho e prevenir a Covid-19.

 

Veja a íntegra da campanha do MPT-PB:

 

View this post on Instagram

#MPTcontraoCoronavírus⁣ ⁣ Com a retomada gradual das atividades econômicas, empregadores e empregados deverão tomar medidas preventivas e se adaptar a uma nova rotina, criar novos hábitos de higiene e segurança para enfrentar a pandemia da #Covid-19, que assola o país e o mundo desde março deste ano.⁣ ⁣ Diante desse cenário, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) lança, hoje (2), campanha que informa sobre medidas preventivas de ‘distanciamento social’ no ambiente de trabalho, a fim de conscientizar empregadores e empregados que não podem ficar em casa sobre a prevenção ao novo coronavírus. ⁣ ⁣ Algumas medidas de prevenção:⁣ ⁣ • Lavar as mãos com frequência⁣; • Higienizar o ambiente de trabalho⁣ (mesa, cadeira, maçaneta⁣ etc); • Manter distância de 2 metros das pessoas. ⁣ #oriscoagoraeestaremgrupo⁣ #mascarasalvavidas⁣ #coronavirus #covid19 ⁣ #SaudeeSegurancaNoTrabalho

A post shared by MPT na Paraíba (@mptparaiba) on

Denúncias

 

Para denunciar irregularidades os trabalhadores podem acessar o site do MPT, onde estão os números de celulares e outras informações importantes. As denúncias podem ser realizadas, ainda, através do aplicativa MPT Pardal, disponível em lojas de aplicativos para celulares com sistemas Android e IOS.

As denúncias podem ser acompanhadas pelas redes sociais do MPT, através da hashtag #MPTcontraoCoronavírus, no Instagram e Facebook. O órgão divulgou nestes locais a explicação detalhada de como oficializar as denúncias.

Ela lembra ainda que o empregador, quando possível, deve garantir ao empregado a modalidade do teletrabalho (home office), dentro da lei, sendo essa mais uma medida de segurança para a prevenção à Covid-19.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.