Vida Urbana

Consumidores de Campina Grande devem 35,2 milhões e mais de 27 mil estão no SPC

Apesar disso, endividamento caiu 22% em comparação ao ano passando




O volume de dívidas ao comércio de Campina Grande supera R$ 35,2 milhões, segundo a CDL. Foto: divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG) divulgou nesta quinta-feira (22) um levantamento que aponta uma queda no número de consumidores devedores na lista do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apesar disso, o volume de dívidas ao comércio de Campina Grande supera R$ 35,2 milhões.

“É um valor considerável que deixa de circular na economia da cidade e que, se for recuperado, fará com que a nossa economia seja aquecida em todos os setores”, comentou o presidente da CDL Campina Grande, Artur Almeida.

De acordo com o diagnóstico, de janeiro a julho deste ano, 4.491 campinenses regularizaram alguma dívida e deixaram a lista de devedores. Esse número é 22% maior que os 3.690 consumidores que se tornaram adimplentes no mesmo período do ano passado.

Os dados da CDL-CG também revelaram que mesmo com a queda do número de endividados, o índice de inadimplência é considerado alto. Ao todo, 27.631 pessoas têm alguma restrição no SPC, mas em Campina Grande, 4.491 deixaram de fazer parte da lista.

Para Artur Almeida, apesar da queda no número de devedores campinense, o número ainda é considerado alto, considerando a diversidade de formas de acordo disponíveis. “São muitas as facilidades encontradas por quem deseja negociar alguma dívida e isso tem levado o consumidor procurar, de fato, sair da chamada lista negra do SPC. Porém, o que nos preocupa é que a inadimplência continua alta”, disse o presidente da CDL-CG, Artur Almeida.

Ainda de acordo com a CDL-CG, cada consumidor leva, em média, seis meses para quitar as dívidas em atraso, e o valor gasto em dívidas deixa de circular na economia da cidade.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.