Vida Urbana

Confira a programação de Carnaval 2020 por toda a Paraíba

Do Litoral ao Sertão, municípios contam com opções para todos os gostos.




Além do Carnaval tradição, João Pessoa terá blocos para foliões brincarem a folia de Momo. Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP

Para quem curte e também para quem não gosta de folia, diversos municípios paraibanos oferecem programação diversificada para todos os gostos neste Carnaval. Seja aproveitando a festa de Momo, apenas descansando ou em retiros espirituais, a expectativa da Federação das Associações dos Municípios (Famup), é que o período possa também contribuir com economia paraibana.

Confira as principais opções:

João Pessoa

 

Em João Pessoa, o Carnaval Tradição, acontece entre os sábado (22) e a segunda-feira (24 ), na Avenida Duarte da Silveira e, neste ano, contará com 37 agremiações entre escolas de samba, tribos indígenas, ala ursas e clubes de orquestra.

No sábado (22) e domingo (23), a partir das 17h30, o desfile do clube de orquestras conta com 10 agremiações e terá um tempo de 25 minutos de apresentação. Também desfilam nove tribos indígenas por 30 minutos, cada grupo, a competição tem início às 18h30. No desfile de escolas de samba, cinco agremiações participam da competição, no domingo (23). As ala ursas se apresentam, na segunda (24), com 11 agremiações.

Além disso, o Carnaval de Boa oferece uma série de blocos em diversos bairros da capital. No sábado, o Ponto de Cém Reis é o palco do Bloco As Raparigas de Chico. No domingo, é a vez do Bloco E Tome Ladeira na Avenida General Osório e na segunda, o Bota pra Descer, na Casa da Pólvora.

>> Confira mais na Agenda Cultural 

 

Cabedelo

 

Em Cabedelo, a festa carnavalesca deste ano tem como tema ‘O nosso forte é alegria’, com trios elétricos e os tradicionais blocos.  A concentração dos trios será na Praça Getúlio Vargas.

No sábado, tem apresentação de Nagibe Raiany e Stefanny. Já no domingo, tem apresentação de Bereguedê Stylo e Ousado Segunda. Na segunda-feira, a animação fica por conta de Capilé Axé pra curtir. E para finalizar, na terça-feira, a aclamada banda É o Tchan e Mira Maya se apresentam.

 

Litoral Sul

 

A cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, é conhecida ser uma dos pontos mais tradicionais da folia paraibana.  A programação é diversificada e inclui bateria de escola de samba, shows de artistas locais e Djs. No palco principal, que será montado na Praça do Mar, na praia de Jacumã, a festa começa no sábado (22). As apresentações ficarão por conta de Caburé, às 20h, da Bateria da Escola de Samba Malandros do Morro, às 22h e Alberto Bakana, às 00h.

No domingo (23), Sinta a Liga Crew se apresenta às 20h, já a Orquestra Sanhauá entra no palco às 22h, o encerramento fica por conta de Luka Bass, às 00h. Na segunda-feira (24), tem DJ Brazinha, às 20h, Val Donato Axé 90, 22h e Beto Movimento às 00h. Na terça-feira (25), Yuri Carvalho se apresenta às 20h, Parahyba Ska Jazz Foundation, às 22h e Felipe Original, às 00h. Em todos os dias, durante o festival, o DJ Adiel se apresenta nos intervalos dos shows.

 

Litoral Norte

 

No Litoral Norte, o famoso carnaval da Baía da Traição tem início no sábado, com Gegê Bismark, Tonny Farra e Glício Lee. Já no domingo, tem shows de Robertinho, Matheus Augusto e da famosa cantora de batidão romântico funk Danieze Santiago. Na segunda-feira, tem Gil Bala, Joyce Tayná, Filipe Santos e Arnno Sax. Encerrando o feriadão, na terça-feira, se apresentam Ranniery Gomes, Douglas Pegador e Dudu Rosa.

Já em Lucena, o carnaval ‘Mar de Folia’, acontece a beira mar e começa com apresentação das famosas bandas Kitara e As Poderosas, também tem show de Balada de Patrão. No domingo, uma das rainhas do brega, Danieze Santiago, se apresenta no local. Também tem shows de Alberto Bakana, Dudu Rosa e Pegada Sacana. Na segunda-feira, tem shows de Gil Bala, Robertinho e da banda Bonde do Brasil. Para encerrar, na terça-feira, tem shows de Bibi do Batidão, Nayara Fênix e Edson Farradão.

 

Sertão

 

No Sertão paraibano, em Cajazeiras, o sábado tem a abertura carnavalesca com apresentação da Banda Mel, Gilson Mania, Pagodão SA e Breno Andrade. Já no domingo, tem show de Cheiro de Amor, Luan Pakerô, Romário Freitas e Célia Melo.

Na segunda-feira, tem a esperada apresentação de Biquini Cavadão, Flávio Pisada Quente, Biguinho Show e Chicletear. Na terça-feira, tem show de JM Puxado, Ramom Schynaider, Dodô Pressão e Sarah Lorena.

Em Patos, a Prefeitura realiza em conjunto com a Liga dos Blocos Carnavalescos de Patos uma grande estrutura para receber os foliões. Na sexta-feira, o bloco ‘Sem Preconceito Kids’ acontece com saída às 18h, as atrações são as Orquestras de Frevo: Honório Capiba, Os Amantes da Lira e Edição Extra.

No mesmo dia, às 21h, acontece, no Jatobá Social Clube, as apresentações dos Djs Marcílio e Juninho e Dj Kauã. No sábado, tem o Kids folia Noé Trajano e os blocos Salgadinho Folia, Carnaval do Bastião, Os Embaçados e As virgens.

No domingo, tem ‘Gretel Clube’ e ‘Manhã de Sol’ a partir das 10h, com as atrações Sana Show e DJ Kauã. No mesmo dia acontece o bloco ‘Sem preconceito, jatobeleza’ com saída às 19h, a atração será Orquestra Frevo no Pé.

Na segunda-feira, os blocos ‘Sapateiros’ e ‘Pra q ter nome’ saem às 19h. Na terça-feira, tem atrações de DJ Kauã e Tiete e os Timbaleiros Gretel Clube. Ainda na terça, acontece o Bloco Renascer para Cristo, com saída às 18h, com atração do Ministério de Música Renascer.

Em Santa Luzia, no sábado, os cantores Woxton Nóbrega, Gill Santos e o Dj Felipe Cabral farão os shows num grande encontro de blocos na Praça Alcindo Leite. No domingo , a partir das 17h, ocorrerá o “Carnaval das Crianças”, com arrastão animado pelo cantor Kalifa Cabral; em seguida, ocorrerão shows do Swing Maneiro e das duplas Marcos Luan e Carlinhos, e Parcélio e Paulinho.

Na segunda-feira, será a vez do “Pagodão do Janú” iniciar a animação na Praça Alcindo Leite. Em seguida, fazem shows os cantores Well Araújo, Saulo Farra e do Dj Ricardo Nóbrega. Na terça-feira, o cantor Naldinho Cunha, se apresentará para os foliões. Ainda se apresentam Higor Vaz e Dj Masterik.

 

Cajazeiras, no Sertão paraibano, também realiza Carnaval este ano. Foto: Divulgação

Uiraúna

 

Em Uiraúna, as tradicionais festas carnavalescas acontecem com organização da Prefeitura Municipal de Uiraúna e a Comissão de Organização do Una Frevo 2020. A cidade se prepara com objetivo de evidenciar o título de ‘Olinda do Sertão paraibano’.

Nesta sexta-feira (21), tem percurso do Frevo de Ananias Figueiredo com Orquestra Dedé de Capitão em homenagem aos ilustres Espedito Gomes, Francisco Gomes e Fatinha de Braveza. A concentração será na casa de Fatinha de Braveza saindo para o Uiraúna Tênis Clube finalizando na Praça dos Músicos onde será finalizado com apresentação de Lucas Soares realização do Bloco Turbinados.

Os shows acontecem no palco principal, que será montado na Avenida do Frevo, no sábado, se apresentam Rekebrança, Tropicana Orquestra, Flávio Pizada Quente e Ramon Shaneyder. Já no domingo, quem anima a festa é João Neto Pegadão,  Orquestra Frevuna, Luana Freitas e Luan Pakero.

Na segunda-feira, tem opção para a criançada no ‘Kids Folia’, com apresentação de Tote Barreto com a turma do Chaves Kids. No mesmo dia, tem apresentação de Éric Land, Gilson Mania, Lucas Soares e Breno Andrade. Para finalizar, no palco principal, na terça-feira, se apresentam Moleke Play, Orquestra Uiraunense de frevo, Alberto Bakana e Nagibe.

Ainda tem apresentações na Praça dos Blocos, que comemora neste ano, 10 anos de Bloco Turbinados. Na sexta-feira, tem show de Lucas Soares, a partir das 21h; no sábado, quem se apresenta é Sarah Lorena a partir das 15h.

No domingo, Célia Mello toma conta do palco, a partir das 15h; na segunda-feira a comemoração do bloco será comandada por Rafa Top, também às 15h e para encerrar, na terça-feira de carnaval quem se apresenta é Breno Andrade, a partir das 15h.

 

Vale do Mamanguape

 

No município de Curral de Cima, no Vale do Mamanguape, a festa começa com o Bloco Social Folia, no sábado, que será comandado por Alexandre Carvalho. No domingo, é a Bloco ‘Folia e Curtição’ ganhar as ruas da cidade, a festa tem início na Praça Central, a partir das 19h30, com animação de Dudu Rosa, Filipe Dominado e Banda Pretta. Para finalizar a festa, na terça-feira, no distrito de Estacada, a animação ficará por conta da banda Pegada Sakana e Banda Fixação.

Na Rainha da Borborema, o ‘Campina Folia 2020’ já acontece desde o inicío de fevereiro e vai até a terça-feira. Nesta quarta-feira, tem o bloco Alô Breguinha com saída na Rua Manuel Tavares. Na terça-feira, tem o encerramento com o Bloco Jacaré do Açude Velho e Marchinhas que acontece no Largo do Açude Velho.

 

Vale do Piancó

 

Em Coremas, as apresentações serão distribuídas por locais, no Rio Turbinas, no sábado, tem apresentação de Olavo Elétrico, às 10h30 e Vavá Vaneirão, às 12h00. No domingo, a animação ficará por conta de Levada Mix, que sobe no palco às 12h. Na segunda-feira, se apresentam Olavo Elétrico, às 10h30 e Vavá Vaneirão às 12h. Na terça-feira, a animação fica por conta de Dayvysson Sagaz, a partir das 12h.

Já no Cabo Branco, no sábado, tem show da banda Axé Zueira. No domingo, quem se apresenta é Wesley Araújo, ele sobe ao palco às 17h. Na segunda-feira, novamente a animação fica por conta de Axé Zueira, também às 17h e para finalizar, na terça-feira, Dinho Vip se apresentam.

Além disso, também tem o evento principal que inicia no sábado, com apresentação da Orquestra, Sanara Show, Nathan Estourado e Luan Pakerô. No domingo, se apresentam Olavo Elétrico, Josalbo, Axé Zueira e Eduarda Brasil. Na segunda-feira, os shows ficam por conta de Azezuêta, Paulo Diego, Alberto Bakana e Forró do Dono, para finalizar, na terça-feira, se apresentam Olavo Elétrico, Axé Zueira, Bell Silva e Firmino Araújo.

 

Crescer 2020 será realizado em campina Grande durante o Carnaval. Foto: Divulgação

Encontros religiosos

 

Em contrapartida das festas carnavalescas, Campina Grande também possui opção para as pessoas que buscam aproveitar o feriado para reflexões e busca espiritual.  A programação teve início no último dia 14 e vai até a terça-feira (25) de carnaval.

O ‘Encontro da Consciência Cristã’ acontece entre os dias 20 e 25. O ‘Acampamento Verbo da Vida’, entre os dias 21 e 25. A ‘Palavra Revelada’ e a ‘Nova Consciência’ acontecem entre dos dias 21 a 25. Entre os dias 23 e 25, acontecem também os encontros: ‘Renascer’, ‘Eu sou de Jesus’ e ‘Crescer – O Encontro da Família Católica’, na casa de eventos Spazzio.

Para os espíritas, acontece um evento entre os dias 22 e 25, realizado pelo Movimento de Integração Espírita na Paraíba. Também será sediado em Campina, o E-ALEM: Encontro Luminar de Espíritas Magnetizadores, que acontece no bairro do Catolé entre os dias 14 e 24.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.