Vida Urbana

Veja o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República em João Pessoa e Campina Grande

Feriado nacional vai alterar o funcionamento órgãos públicos, transportes e comércio.




Foto: Rizemberg Felipe

O Dia da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), vai alterar o funcionamento de órgãos públicos, transportes e comércio em João Pessoa e Campina Grande. Devido ao feriadão, alguns espaços públicos também irão funcionar com horários diferenciados.

Confira o que abre e fecha em decorrência do feriado:

 

Repartições públicas

Devido ao feriado nacional, não haverá expediente nas repartições públicas estaduais, assim como nos poderes Legislativo e Judiciário, e também no Ministério Público Federal, Ministério Público estadual, Tribunal de Contas, e nas Defensorias Públicas do Estado e da União.

As repartições e órgãos da prefeitura de João Pessoa não terão expediente nesta sexta-feira. Os setores que prestam os serviços essenciais a população vão funcionar normalmente. Os atendimentos realizados pelas equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além da coleta de lixo feita pelos agentes da Autarquia Especial de Limpeza (Emlur) e Defesa Civil acontecem normalmente.

As repartições públicas e autarquias da prefeitura municipal de Campina Grande também não terão expediente, com apenas os serviços essenciais em atividade.

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), não haverá aulas na sexta-feira (15), e os alunos e funcionários devem retornar às atividades na segunda-feira (18).

 

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrem em feriados, sejam municipais, estaduais ou nacionais. No entanto, os clientes podem utilizar canais alternativos, como caixas de autoatendimento, internet banking e correspondentes. Os bancos só devem voltar a funcionar na próxima segunda-feira (18).

 

Comércio

Conforme o Sindicato dos Lojistas de João Pessoa, cabe ao dono de cada estabelecimento decidir se o local irá funcionar, entretanto, caso mantenha as atividades, o funcionário deve ter direito a um dia de folga e receber R$ 55.

Um acordo foi feito com os comerciários de Campina Grande, garantindo uma convenção coletiva, conforme o presidente do Sindicato dos Comerciários da cidade, José Coelho. Assim, os estabelecimentos que abrirem nesta sexta-feira devem pagar os abonos salariais aos funcionários, além de possibilitar o direito de um folga em até 30 dias.

As farmácias não aderiram ao acordo, ainda conforme Coelho. No entanto, o Sindicato vai solicitar uma fiscalização por parte do Ministério do Trabalho nesses locais, para que seja verificado se estes estão ou não em conformidade com a Lei trabalhista.

 

Trens

A CBTU João Pessoa comunica que os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e Trens urbanos não irão funcionar nesta sexta feira. Os Vlts voltam a circular normalmente no sábado (16), a partir das 04h30 até às 13h33. No domingo não há operação comercial, de modo que os trens só voltaram a circular na segunda-feira.

 

Shoppings

O Manaíra Shopping não vai ter alterações no horário nesta sexta-feira (15) e deve funcionar das 10h às 23h, exceto o setor de serviços. Durante o fim de semana, o funcionamento segue normal. No Mangabeira Shopping, o funcionamento será das 10h às 23h mas a casa lotérica estará fechada.

O Shopping Tambiá funcionará com horário reduzido das 12h até as 20h, no caso das lojas, a praça de alimentação permanecerá aberta até as 21h. No Shopping Sul, o funcionamento também não sofrerá alteração. O shopping abre às 10h e fecha às 22h.

No Mag Shopping, o funcionamento também será normal, das 10h às 22h, mas a alameda de serviços estará fechada. Às 19h, o cantor Van diz faz show na praça de alimentação, na sexta. Já no sábado, se apresentam Pedro Nascimento, às 12h30, e às 19h, John  Nery.

Em Campina Grande, o Partage Shopping, no bairro do Catolé, vai funcionar normalmente no feriado, das 10h às 22h. No Shopping Luíza Motta, também no Catolé, apenas as lojas e restaurantes devem abrir, das 10h às 20h. Outros serviços, como a unidade do Detran existente no local, não irão funcionar. O Shopping Cirne Center, localizado no Centro de Campina, vai funcionar em horário especial, das 9h às 15h.

 

Lazer

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) funciona em horário normal, das 8h às 17h, com tempo de entrada sendo até as 16h. A entrada custa R$ 2 por pessoa, e crianças de até 7 anos e idosos não pagam.

A Estação Cabo Branco, que tem entrada gratuita, funciona em horário especial de feriado: abrindo às 10h e fechando às 19h. Na sexta, o funcionamento é normal, das 9h às 18h.

>> Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.