Vida Urbana

Confira o que abre e fecha em João Pessoa e Campina Grande no feriado de Proclamação da República

Data altera o funcionamento de órgãos, transportes e comércio nas cidades paraibanas.




Foto: Walter Paparazzo

O feriado da Proclamação da República desta quinta-feira (15), vai alterar o funcionamento de órgãos públicos, transportes e comércio em João Pessoa e Campina Grande. Saiba o que abre e fecha durante a data.

Governo e prefeitura

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai manter em funcionamento apenas os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo e fiscalização do trânsito durante o feriado nacional da Proclamação da República. O atendimento de urgência nos hospitais públicos da rede municipal e do Samu através do telefone 192 estão garantidos. Além disso, a coleta de lixo nas ruas da capital vai estar sendo feita por uma escala dos agentes de limpeza. Já os fiscais de trânsito da STTrans também devem cumprir esquema especial de trabalho. O funcionamento volta ao normal na sexta-feira (16).

A Prefeitura de Campina Grande informou que, na quinta, as repartições públicas estarão fechadas em decorrência do feriado , mas que na sexta o funcionamento será normal, sem ponto facultativo.

Assim como a PMJP, o Governo do Estado da Paraíba mantém os serviços essenciais na quinta-feira (15), mas não terá atendimento ao público.

Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) funciona em regime de plantão nesta quinta (15) e sexta-feira (16), devido ao feriado de Proclamação da República. Para não haver prejuízo das atividades jurisdicionais, o expediente do dia 16 foi transferido para segunda-feira (19), quando os servidores deverão trabalhar nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 12h e das 14 às 18h, em todas as unidades judiciárias do Estado.

Já a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) funciona em regime de plantão nesta quinta, mas volta ao seu funcionamento normal na sexta-feira.

O Ministério Público Federal funciona em regime de plantão na quinta e volta ao atendimento normal na sexta. O Ministério Público da Paraíba não terá atendimento ao público na quinta e na sexta-feira. O funcionamento acontece apenas em regime de plantão.

Comércio

Em João Pessoa, as lojas devem fechar durante o feriado e o funcionamento está condicionado ao pagamento de uma quantia de R$ 55 a cada funcionário, além de dar uma folga.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande informou que nesta quinta o comércio será fechado. Aqueles lojistas que resolverem abrir seus estabelecimentos devem avisar  com antecedência aos funcionários que eles irão trabalhar, além de pagar um abono salarial e conceder uma folga  ao funcionário em até 21 dias.

Shoppings

Em João Pessoa, o Manaíra Shopping tem horário estendido nesta quarta-feira (14), até às 22h30. Na quinta (15), o setor de serviços fica fechado e o shopping funciona das 10h às 22h30. A partir da sexta (16), o funcionamento é normal.

O Mangabeira Shopping funciona normalmente nesta quinta, das 10h às 22h30, com exceção da lotérica. O Mag Shopping abre no horário normal, das 10h às 22h, mas a área de serviço fica fechada. Já o Shopping Tambiá e o Shopping Sebrae funcionam das 12h às 20h.

Em Campina Grande, o Shopping Partage vai funcionar normalmente das 10h às 22h. A única mudança de funcionamento vai ser na academia, que funcionará das 9h às 15h. Já o  Shopping Luiza Motta vai funcionar das em horário especial das 12h às 18h. No local terá a chegada do Papai Noel no Fashion Mall por volta das 16h e a apresentação do Coral Coro em Câmara a partir das 17h30 .
O Shopping Cirne Center estará fechado nesta quinta (15) e volta a funcionar na sexta-feira (16), das 9h às 17h.

Bancos

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário nesta quinta. O Procon-JP informa, no entanto, que os caixas eletrônicos de autoatendimento deverão permanecer disponíveis e munidos de cédulas variáveis e suficientes. Na terça-feira seguinte (20), não haverá expediente nas cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado oficial.

O órgão ressalta, ainda, que a agência bancária deverá estar munida de envelopes para dinheiro e cheque, bem como canetas para realização de eventuais depósitos.

Correios

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, as agências não vão funcionar na quinta e retornam ao atendimento normal ao público na sexta.

Trens

Os trens em João Pessoa não vão funcionar durante a quinta. Os transportes voltam a operar normalmente na sexta, das 4h30 às 19h48.

Lazer

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) funciona em horário normal, das 8h às 17h, com tempo de entrada sendo até as 16h. A entrada custa R$ 2 por pessoa, e crianças de até 7 anos e idosos não pagam.

A Estação Cabo Branco, que tem entrada gratuita, funciona em horário especial de feriado: abrindo às 10h e fechando às 19h. Na sexta, o funcionamento é normal, das 9h às 18h.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.