Vida Urbana

Confira as mudanças no trânsito em João Pessoa para o Folia de Rua

Rotas alternativas com bloqueios gradativos foram criados para facilitar circulação.




Plano de mobilidade para o Folia de Rua contará com ação de 120 agentes da Semob-JP. Foto: Divulgação/Secom-JP

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu nesta sexta-feira (22) o plano de circulação para os desfiles dos blocos participantes do projeto Folia de Rua, que começa neste fim de semana.Ao todos serão disponibilizados 120 agentes de mobilidade que estarão em pontos estratégicos de bloqueio para disciplinar o trânsito. Nesta sexta-feira, o principal bloco na rua é VumBora, comandado pelo baiano Ball MArques, que vaio arrastar os foliões na Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Além dos agentes em locais fixos, serão mais 32 motociclistas e oito viaturas monitorando todo o entorno do trecho dos desfiles. Também estarão de plantão equipes da Divisão de Sistema Viário (DSV) para atender urgências relativas aos semáforos nos locais das apresentações dos blocos que antecedem o Carnaval.

O superintendente da Semob, Adalberto Araújo, disse que objetivo é garantir a segurança viária ao público que vai prestigiar os blocos e assegurar o menor transtorno possível ao tráfego de veículos, principalmente ao transporte público coletivo urbano.

Bloqueios

Para garantir o menor transtorno possível ao tráfego de veículos, a Semob-JP informa que vai utilizar o sistema de bloqueio gradativo, sendo feitos apenas durante a passagem dos blocos e, liberados logo em seguida. Desta forma, fica assegurada a fluidez do tráfego de veículos e, principalmente, a segurança dos pedestres.

Nesta sexta-feira e no sábado (23) o primeiro bloqueio ocorrerá às 15h, para o estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Avenida Wandick Filgueiras e a Rua Tito Silva. Nestas datas desfilam os blocos Vambora e Atletas. No domingo (24) a interdição terá inicio às 14h para os blocos Virgens de Tambaú, com concentração na Epitácio Pessoa, no Posto 99.

Rotas de desvio

A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem vier do Cabo Branco ou do Castelo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa. Isso poderá ser feito pela Rua Wandick Filgueiras (lateral ao Espaço Cultural). A via leva o condutor até a Avenida Rui Carneiro.

Para quem vem pela Tito Silva, também é possível acessar a Wandick Filgueiras dobrando à esquerda na Rua Professora Emerentina Coelho, na altura da Praça das Muriçocas.

A própria Rui Carneiro, no sentido inverso, é o acesso para quem está em Manaíra e Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano. Em dias de blocos com menos trios, como o Vumbora e o Atletas, a orientação é dobrar à direita no Jardim Luna e cruzar a Rui Carneiro a partir da Rua Casimiro de Abreu. A partir daí, basta seguir em frente até a Rua João Domingos.

Blocos maiores, como as Virgens de Tambaú, exigem maior espaço para concentração. Nesse dia, o desvio será feito mais a frente. O condutor pode subir a Rui Carneiro até chegar a Epitácio Pessoa. Em seguida, a orientação é que tomem às ruas do Pedro Gondim de forma a retornar a Epitácio no sentido praia pela Rua Desportista Aurélio Rocha. Uma vez na Epitácio Pessoa basta entrar à direita na João Domingos.

Transportes

Haverá reforço da frota nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana, como também no Terminal de Integração do Varadouro (TIV).

Durante os desfiles dos blocos Vumbora, Atletas e Virgens de Tambaú, respectivamente nos dias 22, 23 e 24, algumas linhas do sistema de transporte coletivo serão reforçadas. As 12 linhas do Projeto Tetéu, que circulam no turno da noite, terão duas viagens a mais, passando a fazer o seu itinerário seis vezes entre meia noite e 4h30 (horários de saída do Terminal de Integração).

Outras seis linhas passarão a circular a noite, fazendo duas viagens com saída às 01h30 e às 2h30. São elas: 116 (Colinas do Sul / Cruz das Armas); 204 (Cristo); 302 (Mangabeira / Cidade Verde); 505 (Bairro dos Ipês); 3200 (Circular) e 5201 (Colinas do Sul / Epitácio – Rangel).

As linhas 5600 (Mangabeira Shopping), 5603 (Mangabeira VII), 5605 (Mangabeira Shopping), realizarão viagens extras até o termino do evento.

As linhas 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa) vão operar com frota mínima de 10 veículos, entre 15h e o término do evento.

Ônibus de João Pessoa farão rota alternativa durante o Folia de Rua. Foto: Divulgação/Secom-JP

Pontos de ônibus

Em todos os desfiles do projeto Folia de Rua, agentes de mobilidade vão orientar os usuários do transporte coletivo quanto à modificação dos pontos de embarque e desembarque em função dos bloqueios e alteração provisória dos itinerários dos ônibus das linhas urbanas. As mudanças de itinerário podem ser conferidas no mapa.

Monitoramento

O plano do Folia de Rua e o monitoramento do trânsito, no perímetro da orla marítima e Avenida Epitácio Pessoa, serão realizados por agentes de mobilidade que operam as câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Para contato de emergência durante os eventos, a população pode ligar para os números (83) 3218-9420 / (83) 98760-2134.

Para dúvidas e informações é possível entrar em contato com a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob-JP no telefone: 0800 281 1518; (83) 3218-9330 e (83) 3218-9336, ou pelo Fale Conosco no portal servicos.semobjp.pb.gov.br


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.