Vida Urbana

Comerciantes de Campina Grande que descumprirem restrições da quarentena vão pagar até R$ 20 mil em multas

Medida foi anunciada nesta terça-feira (7) pelo Procon municipal.




Foto: Divulgação CDL

Em Campina Grande, comerciantes e donos de estabelecimentos com fins comerciais podem ser multados em até R$ 20 mil se descumprirem as determinações de suspensão e restrição de atividades econômicas, impostas para combater a pandemia de Covid-19. A medida foi anunciada pelo Procon municipal nesta terça-feira (7). 

De acordo com o coordenador do Procon de Campina Grande, Rivaldo Rodrigues, a ação se faz necessária porque muitos comerciantes e donos de estabelecimentos comerciais não aceitaram as restrições de prevenção à disseminação do novo coronavírus, e estão descumprindo-as ao abrirem seus pontos comerciais.

“Temos observado que infelizmente a maioria não está levando a sério o isolamento social. E no último final de semana vimos muitas pessoas nas ruas da cidade e recebemos denúncias de estabelecimentos funcionando. Totalmente alheios ao momento de extrema gravidade em que nos encontramos”, comentou Rivaldo.

Em apenas três semanas de fiscalização, a Força Tarefa do Procon já notificou e orientou cerca de 360 lojas e profissionais que continuam atuando em suas atividades mesmo após as proibições estabelecidas em decretos estaduais e municipais. Além das autuações por descumprimento da quarentena, o órgão fechou uma fábrica que falsificava álcool em gel em Campina Grande.

Conforme os decretos da Prefeitura Municipal de Campina Grande, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar até o dia 13 de abril. Entre os serviços essenciais estão os supermercados, farmácias, postos de combustíveis e lotéricas. Lojas de material de construção de oficinas mecânicas só podem funcionar das 8h às 14h.

A população de Campina Grande pode denunciar ao Procon estabelecimentos que estão descumprindo as medidas de quarentena através do disque 151, pelo WhatsApp (83) 98185-8168, ou ainda pelo aplicativo Procon CG Móvel.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.