Vida Urbana

Com venda proibida, Guarda Municipal de Conde apreende carga de caranguejo-uçá

Pescadores estavam com 855 animais sendo comercializados e conseguiram fugir.




Foto: Sérgio Carneiro/Guarda Municipal de Conde

Uma ação realizada pela Guarda Municipal do Conde apreendeu 855 caranguejos-uçá neste sábado (11), primeiro dia em que a comercialização está proibida, por causa do período de defeso, que é quando os animais estão em época de reprodução. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Carneiro, dois vendedores conseguiram fugir, mas um deles foi autuado.

Desde sábado (11) até a próxima sexta-feira (16), a comercialização, captura e transporte de caranguejo-uçá está proibida na Paraíba. A medida foi determinada em Instrução Normativa do Diário Oficial da União.

No momento da ação, os pescadores estavam tentando vender os animais na avenida Ilza Ribeiro, no Conde. Após a apreensão, os animais foram devolvidos à natureza em uma região de mangue.

Anualmente entre os meses de janeiro a março, em pelo menos uma semana de cada mês, é estabelecido o período de defeso. Com isso, tanto a pesca como a venda de frutos do mar fica proibida.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.