Vida Urbana

Com mais de 70% da capacidade, Açude de Boqueirão tem comportas abertas

Comportas vão seguir abertas até o dia 25 de junho, segundo o Dnocs.




Foto: Pedro Honório e Evandro Pereira/Arquivo Pessoal/ Reprodução/G1

O Açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras cidades da região, teve as comportas abertas nesta terça-feira (2) após autorização da Agência Nacional de Águas (ANA). A abertura acontece pouco mais de três anos após o reservatório registrar os índices de volume mais baixos da história.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), até esta terça-feira, o açude Epitácio Pessoa, conhecido popularmente como Boqueirão, estava com 70,9% do total da sua capacidade, que é de 466 milhões de metros cúbicos, o terceiro maior em capacidade no estado.

Com a abertura das comportas, a água do Boqueirão vai ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o Açude Acauã, que até esta terça-feira (2) contava apenas com 13,5% de sua capacidade total.As comportas vão seguir abertas até o dia 25 de junho com a capacidade de 2 mil litros por segundo. 

Alberto Gomes, coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), explicou que a liberação da ANA se deu a partir de solicitação do comitê de gestão de águas da Paraíba.

“A abertura das comportas não é por questão de sangramento, por segurança da barragem. A abertura é para uma melhor distribuição dessa água, tendo em vista que nem todos os mananciais do estado tiveram uma recarga considerável como Boqueirão teve”, explicou. “Queremos dividir a água, se trata de mais de uma distribuição das águas, até a evaporação leva um bocado embora. Então é melhor distribuir com população do que perder”, completou Gomes.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.