Vida Urbana

Com capacidade reduzida, transporte coletivo em João Pessoa volta a circular nesta segunda-feira

Passageiros precisam usar máscara e algumas linhas de ônibus terão seu itinerário alterado.




Com capacidade reduzida, transporte coletivo em João Pessoa volta a circular nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/Sintur-JP

O transporte coletivo em João Pessoa voltará às suas atividades nesta segunda-feira (6). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou, na semana passada, o protocolo de retomada do serviço. Neste retorno, os ônibus vão circular apenas de segunda a sábado, das 6h às 19h, com a capacidade da lotação reduzida, sendo permitida a circulação apenas com passageiros sentados e 12 em pé.

>>> Confira as linhas que voltam a funcionar nesta segunda-feira

Não haverá circulação nos domingos e feriados e a integração temporal passará de 40 para 80 minutos, com o objetivo de evitar aglomerações. Todos os passageiros obrigatoriamente precisam usar máscara e as empresas precisam disponibilizar álcool em gel perto das catracas. Uma das recomendações é que crianças e idosos evitem usar o transporte coletivo neste momento. As crianças, principalmente, por serem vetores de transmissão da Covid-19.

A superintendência da Semob informou que esta flexibilização não é para lazer, mas para deslocamentos de extrema necessidade.

A frota terá 60% dos veículos e a capacidade de lotação será de apenas 45%, o que representa aproximadamente 80 mil passageiros por dia. A fiscalização será feita por órgãos como Semob e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inclusive podendo impedir a entrada de passageiros. As linhas com maior procura terão mais ônibus e um menor tempo de espera.

Foto: Divulgação/Sintur-JP

As linhas exclusivas para profissionais de saúde vão deixar de existir, a partir desta segunda-feira (6). A Semob informou que somente na próxima semana haverá uma discussão se poderão circular ônibus aos domingos, mas apenas transportando profissionais de saúde.

De acordo com o plano de retomada, todos os profissionais que trabalham no transporte público passarão por aferição de temperatura, antes de iniciar a jornada de trabalho. As janelas laterais e do teto dos ônibus estarão sempre abertas para melhor circulação e renovação do ar.

A recomendação para os passageiros é que utilizem o Passe Legal ao invés de dinheiro. As recargas poderão ser realizadas em mais de 80 pontos de recarga espalhados pela Grande João Pessoa. A lista completa estará no site da Sintur.

Um serviço foi criado via aplicativos de mensagens, com o objetivo de tirar dúvidas sobre itinerários das rotas, recarga do o cartão, pontos de vendas, linhas ou documentação. O número de contato é (83) 9.9890-4622.

O aplicativo JampaBus também foi atualizado. Através dele, é possível ter informações sobre horários de quando e onde os ônibus vão passar. Ele mostra todas as opções de rotas e horários das linhas, de acordo com o local em que o passageiro se encontra.

 

Linhas

 

No total, 40 linhas estarão disponíveis para a população. Destas, 29 farão seu itinerário normal e 11 terão a rota modificada para atender a demanda de linhas que não irão retornar neste primeiro momento.

Para reduzir o tempo das viagens e permitir um maior rotatividade das linhas por horário, algumas linhas passarão a retornar da Lagoa do Parque Sólon de Lucena. Essa medida reduz em até 15 minutos o tempo de viagem, proporcionando maior comodidade e aumentando a frequência dos ônibus. Estas linhas estarão sinalizadas através de cartazes na frente dos ônibus.

 

Veja como será o funcionamento do transporte coletivo em João Pessoa, a partir de segunda-feira (6):

 

– Esta primeira etapa do plano não tem prazo definido;

– Os ônibus vão circular com capacidade limitada, com apenas um passageiro em pé por metro quadrado, sendo no máximo 12;

– É obrigatório o uso de máscaras por passageiros e funcionários do transporte coletivo. Álcool em gel será disponibilizado perto da catraca;

– A circulação será apenas de segunda a sábado, das 6h às 19h. Não haverá circulação aos domingos e feriados;

– O tempo de integração temporal passará de 40 para 80 minutos;

– As linhas terão indicação no pára-brisas avisando se ela passa na Lagoa do Parque Solon de Lucena, para evitar que todos os passageiros se dirijam ao Terminal de Integração;

– Profissionais de saúde não terão mais linhas exclusivas a partir de segunda-feira;

– O transporte coletivo deverá atender aproximadamente 80 mil passageiros, já que neste primeiro momento não terá estudantes com aulas presenciais;

– Fiscalizações serão feitas pela Semob e Sedurb, circulando pelas rotas, paradas de ônibus e fazendo o controle para que os ônibus não saiam com a capacidade acima do permitido, impedindo inclusive a entrada de passageiros;

– A integração poderá ser feita em qualquer ponto, inclusive na Lagoa, para evitar aglomerações.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.