Vida Urbana

Com aumento da ocupação, Prefeitura de JP projeta ampliação de 47% no número de leitos a partir de maio

Novos espaços serão disponibilizados a partir de 11 de maio, através do antigo hospital HTOP.




Com aumento da ocupação, Prefeitura de JP projeta ampliação de 47% no número de leitos a partir de maio. Foto: Divulgação/Secom-JP

Com quase 500 casos e 32 mortes por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, João Pessoa terá uma ampliação de 47% no número de leitos disponibilizados pela prefeitura, a partir de maio. De acordo com os dados apresentados nesta quinta-feira (30), a ocupação das UTIs chegou a 74%, enquanto as enfermarias estão com 49% de sua capacidade. Atualmente, João Pessoa conta com 128 leitos, distribuídos entre 46 de UTI e 82 de enfermaria.

A ampliação virá, segundo o prefeito Luciano Cartaxo (PV), através da inauguração do Hospital Prontovida (antigo HTOP), no bairro de Tambiá. A unidade, que foi reformada para auxiliar no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, terá 114 leitos, sendo 82 de enfermaria e 32 de UTI.

“Cada novo leito aberto é uma grande conquista. As dificuldades são muitas. Estamos enfrentando uma concorrência mundial por equipamentos e insumos”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Nesta quinta, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social por mais 15 dias para o enfrentamento do novo coronavírus na capital. Segundo o gestor, apesar de duras, as medidas são necessárias para tentar conter o avanço da doença. “Se não tivéssemos adotado as medidas lá atrás, teríamos seis vezes mais casos do que registramos atualmente”, afirmou.

Pela escalada crescente no número de casos, em João Pessoa, o prefeito inclusive anunciou que, além da manutenção do isolamento, os órgãos municipais promoverão ações de fiscalização ainda mais duras. Semanalmente, a prefeitura tem monitorado os índices de isolamento social, principalmente durante os finais de semana e feriados, constatando que em alguns bairros, as pessoas seguem desrespeitando as recomendações dos órgãos de saúde.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.